Workers of the scene: the division and organization of scenotechnical work
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i3p277-302Keywords:
Scenotechnical functions, Scenotechnical craft, Theatrical technique, Art and technique, ScenotechnicsAbstract
This article addresses the craft of the scenotechnics, understood as an active operating system in the accomplishments of theatrical events, whether in the organization of the scenic space or in the construction and operation of the scenographic apparatuses. We start from questions such as “what is scenotechnics?”, “what does scenotechnics do?” and “how is scenotechnics done?”, in addition to factors such as time, steps, spaces, machines, and work tools that are related to the subject who manipulates them: the scenotechnical worker. We analyzed legal documents, bibliographies, and interviews produced with scenotechnicians working in the municipality of São Paulo who began their careers in the 1970s. This investigative set composed the master’s research resulting in the thesis titled Cenotecnia, a criação dos operários da cena: um estudo sobre as funções dos trabalhadores cenotécnicos da cidade de São Paulo (Scenotechnics, the creation of scene workers: a study on the roles of scenotechnical workers in the municipality of São Paulo).
Downloads
References
ABBAGNANO, N. Dicionário de filosofia. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
ACIR, J.; SARAIVA, J.; RICHINITI, L. Manual de cenotecnia. Porto Alegre: Movimento, 1997.
ALBERTI, V.; FERREIRA, M. de M.; FERNANDES, T. M. (org.). História oral: desafios para o século XXI. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2000. v. 1.
BAPTISTA, A. K. A gestão da produção de cenários: da compra de insumos à execução e aos impactos sobre a atividade dos cenotécnicos. 2012. Monografia (Especialização em Ergonomia) − Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.
BRASIL. Decreto n. 82.385, de 5 de outubro de 1978. Regulamenta a Lei n. 6.533, de 24 de maio de 1978, que dispõe sobre as profissões de Artista e de Técnico em Espetáculos de Diversões, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 6 out. 1978.
BRASIL. Oficina arquitetura cênica: Projeto Resgate e Desenvolvimento da Técnica Cênica. Rio de Janeiro: Funarte/Centro Técnico de Artes Cênicas, 2003.
BRASIL. Oficina cenotécnica: Projeto Resgate e Desenvolvimento de Técnica Cênica. 3. ed. Rio de Janeiro: Funarte/Centro Técnico de Artes Cênicas, 1997.
CASTIAJO, I. O teatro grego em contexto de representação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 2012.
FERREIRA, A. B. de H. Dicionário Aurélio da língua portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010.
FERRO, S. O canteiro e o desenho. In: FERRO, S. Arquitetura e trabalho livre. São Paulo: Cosac Naify, 2006. p. 105-200.
HEIDEGGER, M. A questão da técnica. Scientiae Studio, São Paulo, v. 5, n. 3, p. 375-398, 2007.
MARX, K. O capital: crítica da economia: o processo de produção do capital São Paulo: Boitempo, 2013. v. 1.
MEIHY, J. C.; HOLANDA, F. História oral: como fazer, como pensar. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2018.
MEIHY, J. C. S. B. Os novos rumos da história oral: o caso brasileiro. Revista de História, São Paulo, n. 155, p. 191-203, 2006. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.v0i155p191-203.
NASCIMENTO, P. S. C. Cenotecnia, a criação dos operários da cena: um estudo sobre as funções dos trabalhadores cenotécnicos da cidade de São Paulo. 2022. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, 2022. Disponível em: https://bit.ly/4a9ptzr. Acesso em: 8 dez. 2023.
NASCIMENTO, P. S. C. O que é Cenotécnica? Função e o ofício do trabalhador cenotécnico. Anais ABRACE, v. 21. Campinas: XI Congresso da ABRACE, 2021. Disponível em: https://bit.ly/41g42II. Acesso em: 8 dez. 2023.
NERO, C. del. Cenografia: uma breve visita. São Paulo: Claridade, 2008.
NOSELLA, B. L. D.; NASCIMENTO, P. de S. C. do. A história oral e a história dos fazeres e ofícios do espetáculo: a história oral na investigação do ofício cenotécnico. In: BATISTA, N.; SANTHIAGO, R. História oral e teatro. São Paulo: Letra e Voz, 2024, previsto. No prelo.
NOSELLA, B. L. D.; NASCIMENTO, P. de S. C. do. O martelo e o edifício: o encontro entre ofício e espaço pela experiência de um trabalhador cenotécnico no Theatro Municipal de São Paulo. Urdimento: revista de estudos em artes cênicas, Florianópolis, v. 3, n. 45, p. 1-23, 2022. DOI: 10.5965/1414573103452022e0502.
NOSELLA, B. L. D.; MOREIRA, C. M. G. História, política e cena: questões de oralidade e história na pesquisa cênica. In: ENCONTRO REGIONAL SUDESTE DE HISTÓRIA ORAL, 12., 2017, Belo Horizonte. Anais […]. Belo Horizonte: ABHO, 2017. Disponível em: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/http://sudeste2017.historiaoral.org.br/resources/anais/8/1508074528_ARQUIVO_Texto_BeriloeCarina.pdf. Acesso em: 23 jul. 2023.
RAJÃO, J. C. O impacto gerado por trabalhadores novatos em um Centro de Produção Cenotécnica. 2012. Monografia (Especialização em Ergonomia) − Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.
RANGEL, O. Técnica teatral. Rio de Janeiro: Telegráfica, 1949.
SILVA, J. F. Os invisíveis do teatro: primeiro ato. São Paulo: Intermezzo Editorial, 2020.
SILVA, J. F. Os invisíveis do teatro: segundo ato. São Paulo: Intermezzo Editorial, 2021.
SIMÕES, C. F. À luz da linguagem: a iluminação cênica: de instrumento da visibilidade à “scriptura do visível”. 2008. Dissertação (Mestrado em Teoria e Prática do Teatro) − Universidade de São Paulo, São Paulo. 2008.
ENTREVISTAS
GOMES, Francolino Manoel. Apêndice B – Entrevista II. [Entrevista cedida a] Priscila de Souza Chagas do Nascimento. São Paulo, 2021. In: NASCIMENTO, P. S. C. Cenotecnia, a criação dos operários da cena: Um estudo sobre as funções dos trabalhadores cenotécnicos da cidade de São Paulo. 2022. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, p. 110-128, 2022.
MARQUES, Aníbal. Apêndice C – Entrevista III [Entrevista cedida a] Priscila de Souza Chagas do Nascimento. São Paulo, 2021. In: NASCIMENTO, P. S. C. Cenotecnia, a criação dos operários da cena: Um estudo sobre as funções dos trabalhadores cenotécnicos da cidade de São Paulo. 2022. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, p. 129-150, 2022.
SERRONI, José Carlos. Apêndice G – Entrevista VII [Entrevista cedida a] Priscila de Souza Chagas do Nascimento. São Paulo, 2021. In: NASCIMENTO, P. S. C. Cenotecnia, a criação dos operários da cena: Um estudo sobre as funções dos trabalhadores cenotécnicos da cidade de São Paulo. 2022. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, p. 200-222, 2022.
TERRIBELE SOBRINHO, Ermelindo. Apêndice A – Entrevista I [Entrevista cedida a] Priscila de Souza Chagas do Nascimento. São Paulo, 2021. In: NASCIMENTO, P. S. C. Cenotecnia, a criação dos operários da cena: Um estudo sobre as funções dos trabalhadores cenotécnicos da cidade de São Paulo. 2022. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei, p. 94-109, 2022.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Berilo Luigi Deiró Nosella, Priscila de Souza Chagas do Nascimento
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.