What can bodies do? Architectures, expansions, and potencies. Marcelo Denny’s last class in the graduate program

Authors

  • Marcelo Denny de Toledo Leite Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i3p8-47

Downloads

Download data is not yet available.

References

AULA: “O que pode um Corpo” – Prof. Marcelo Denny PPGAC/ECA/USP. São Paulo: Laboratório de Práticas Performativas da USP, 2023. 1 vídeo (69 min). Publicado pelo canal Laboratório de Práticas Performativas da USP. Disponível em: https://bit.ly/46T0Cgi. Acesso em: 12 nov. 2023.

ALMEIDA, S. Racismo estrutural. São Paulo: Jandaíra, 2019.

ARTAUD, A. O teatro e seu duplo. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

BARRENECHEA, M. A. de. Nietzsche e o corpo. 2. ed. Rio de Janeiro: 7Letras, 2017.

BAUMAN, Z. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. 1. ed. São Paulo: Zahar, 2004.

BULHÕES, M. et al. Arquiteturas do corpo e intervenção urbana: notas sobre a contribuição de Marcelo Denny. Revista Aspas, São Paulo, v. 10, n. 2, 2020, p. 189-200. DOI: 10.11606/issn.2238-3999.v10i2p189-200.

CALABRESE, O. A Idade Neobarroca. Lisboa: Edições 70, 2006.

CALVINO, I. Se um viajante numa noite de inverno. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

CARNEIRO, B. S. Relâmpagos com claror – Lygia Clark e Hélio Oiticica, vida como arte. São Paulo: Editora Imaginário: Fapesp, 2004.

CANTON, K. Temas da arte contemporânea e mundo de artista: a narrativa como método para o ensino da arte. In: ARANHA, C. S. G.; Canton, K. (org.). Espaços da mediação: a arte e seus públicos. São Paulo: Museu de Arte Contemporânea da USP, 2013. p. 135-150. Disponível em: https://bit.ly/3t94Ang. Acesso em: 28 out. 2023.

CIOTTI, N. O professor-performer. Natal: EDUFRN, 2014. Disponível em:https://bit.ly/47JnT5F. Acesso em: 27 nov. 2023.

COHEN, R. (ed.). Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2002.

CUSICANQUI, S. R. [Bolívia] Silvia Rivera Cusicanqui: “Temos que produzir pensamento a partir do cotidiano”. [Entrevista cedida a] Kattalin Barber. Agência de Notícias Anarquistas, [s. l.], 8 mar. 2019. Disponível em: https://bit.ly/3RwTWzW. Acesso em: 17 nov. 2023.

DELEUZE, G. Nietzsche e a filosofia. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1976.

DELEUZE, G. Sobre teatro: um manifesto de menos – O esgotado. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Capítulo I: As máquinas desejantes. In: DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 2010. p. 11-61.

DELEUZE, G.; GUATTARI; F. 28 de novembro de 1947 – como criar para si um Corpo sem Órgãos. In: DELEUZE, G.; GUATTARI; F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1999. v. 3.

DEPOIMENTO do diretor teatral José Celso Martinez Corrêa do Teatro Oficina. São Paulo: Laboratório de Práticas Performativas da USP, 2023. 1 vídeo (2 min). Publicado pelo canal Laboratório de Práticas Performativas da USP. Disponível em: https://bit.ly/488jtVB. Acesso em: 8 dez. 2023.

FOUCAULT, M. Nascimento da biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

FOUCAULT, M. O corpo utópico, as heterotopias. São Paulo: n-1 Edições, 2013.

FOUCAULT, M. Prefácio à transgressão [1963]. In: FOUCAULT, M. Estética: literatura e pintura, música e cinema. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006. p. 28-46.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.

FREITAS, E. B. F.; LEITE, M. D. de T. Provocações possíveis para perguntas infindáveis: corpo, arte e pandemia. Rebento, São Paulo, n. 12, p. 269-279, 2020.

GREINER, C. O corpo: pistas para estudos indisciplinares. 2. ed. São Paulo: Annablume, 2005.

HUGO, Victor. Os miseráveis. 1. edição. São Paulo: Martin Claret, 2014.

LE BRETON, D. Adeus ao corpo: antropologia e sociedade. Campinas: Papirus, 2003.

LEITE, M. D. de T. Arquiteturas do corpo: novas percepções, processos compartilhados e potências na performance contemporânea. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. Relatório de pesquisa de pós-doutorado.

MARTÍ, S. 58ª Bienal de Veneza se firma como vitrine de planeta corroído. Folha de S.Paulo, São Paulo, 12 maio 2019. Disponível em: https://bit.ly/41hAA5q. Acesso em: 28 nov. 2023.

MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. Estudos Avançados, São Paulo, v. 12, n. 34, p. 7-46, 1998.

MATUCK, A. Prefácio. In: COHEN, R. (ed.). Performance como linguagem. São Paulo: Perspectiva, 2002. p. 16.

MBEMBE, A. Necropolítica. São Paulo: n-1 Edições, 2018.

NIETZSCHE, F. A vontade de poder. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.

NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia, ou helenismo e pessimismo. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

ONFRAY, M. A potência de existir: manifesto hedonista. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

PAZ, L. F. P. A performance em espaços públicos a partir do mínimo gesto ou da ação simples. Pesquisa de Iniciação Científica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: https://bit.ly/3RN2WBd. Acesso em: 15 dez. 2023.

PINK Floyd – The Wall. Produção de Alan Parker. Reino Unido: Metro-Goldwyn-Mayer/UA Entertainment Company, 1982, 1 dvd (95 min).

PINKOWSKI, J. Ötzi, o Homem de Gelo: o que sabemos 30 anos após sua descoberta. National Geographic Brasil, [s. l.], 18 set. 2021. Disponível em: https://bit.ly/3GvQAqG. Acesso em: 30 out. 2023.

PLATÃO. Diálogos. São Paulo: Editora Abril, 1972.

RANCIÈRE. J. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.

SARTRE, J. O ser e o nada: ensaio de Ontologia Fenomenológica. 24. edição. Petrópolis: Editora Vozes, 2011.

SARTRE, J. O Existencialismo é um Humanismo. 4. edição. Petrópolis: Editora Vozes, 2014.

SARTRE, J. A Idade da Razão. 1. edição. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2011.

SPINOZA, B. Ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

TAVARES, G. M. Atlas do corpo e da imaginação: teoria, fragmentos e imagens. Alfragide: Caminho, 2013.

TEMPOS Modernos (Modern Times). Produção de Charlie Chaplin. Estados Unidos da América: United Artists, 1936, 1 dvd (86 min).

Published

2023-12-29

Issue

Section

HOMENAGEM

How to Cite

Leite, M. D. de T. (2023). What can bodies do? Architectures, expansions, and potencies. Marcelo Denny’s last class in the graduate program. Sala Preta, 22(3), 7-47. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i3p8-47