Cadaverous dialectics in José de Alencar's Mãe
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i1p54-69Keywords:
Theater, Dramaturgy, Critical theory, Epic theater, DramaAbstract
This article analyzes the text Mãe, by José de Alencar, investigating the tension between theatrical form and the Brazilian historic tissue, aiming at stablishing a rereading of such esthetic experience and questioning the possibility to apprehension, on scars, limitations and contradictions of the theatrical text, indexes of the historical reality.
Downloads
References
ALENCAR, J. Mãe. In: ______. Obra completa, v. 4. Rio de Janeiro: Aguilar, 1958.
FRANCO, M. S. de C. Organização social do trabalho no período colonial: trabalho escravo, economia e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 1975.
MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2003.
NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia. Obras completas, v. 1. Madrid: Tecnos, 2011.
PLATÃO. A República. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
SLENES, R. W. Senhores e subalterno no oeste paulista. In: NOVAIS, F. A.; ALENCASTRO, L. F. História da vida privada no Brasil, v. 2. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
SZONDI, P. Teoria do drama burguês. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.