Envíos
Directrices para autores/as
A Revista Sala Preta recebe submissões de Artigos, Entrevistas, Críticas, Resenhas, e Traduções, publicados a partir da consideração de seu interesse e valor para a pesquisa nos diversos campos ligados às Artes da Cena.
NÍVEL DE FORMAÇÃO DOS AUTORES
A Sala Preta recomenda intensamente que todas as submissões enviadas por autores ainda não doutores sejam realizadas em estrita colaboração e co-autoria com autores já doutores.
ESTRUTURA DE APRESENTAÇÃO DOS TEXTOS
Os arquivos de texto devem ser apresentados formatados na seguinte estrutura:
- Cabeçalho, contendo:
- Título do trabalho em português, inglês e espanhol, necessariamente nessa ordem, separados por uma linha de distância. O título deve ser digitado em caixa alta na fonte Arial 12 e o subtítulo sem caixa alta na próxima linha. Ambos devem estar em negrito. Todos os 3 títulos são obrigatórios;
- O nome do autor deverá ser incluído no cabeçalho após a aprovação do trabalho, no estágio da revisão de texto; Seguido ao qual deve vir uma nota de rodapé com as seguintes informações separadas por ponto: Instituição e tipo de vínculo (mestrando/doutorando). Estágio da pesquisa (projeto, em andamento ou concluída - informar ano). Área de estudo e nome do orientador. Bolsa de fomento (quando houver). Atuação profissional (artística, instituição de ensino, cultural entre outras).
- Resumos em português, inglês e espanhol, necessariamente nessa ordem, separados por uma linha de distância. Todos os 3 resumos são obrigatórios:
- Devem conter entre 5 e 10 linhas, fonte Arial, 12, espaçamento simples;
- No resumo deve ser apresentada a proposta geral da pesquisa, quadro teórico, objetivos e metodologias e resultados.
- Palavras-chaves:
- De 3 a 5;
- Devem ser inseridas abaixo de seus respectivos resumos, separadas por ponto e vírgula.
- O texto completo
- Todos os textos deverão ser digitados com fonte Arial, tamanho 12 e espaçamento 1,5.
- Observar as instruções específicas sobre os textos para cada seção da revista (Artigos, Entrevistas, Críticas, Resenhas, e Traduções) abaixo.
- Bibliografia: deve seguir as normas da ABNT NBR 6023/2002, lembrando que o título deve ser colocado em destaque com a utilização de negrito. Caso o documento citado possua DOI é obrigatório que ele seja informado. Documentos disponíveis online devem ter hiperlink para a publicação original.
INSTRUÇÕES GERAIS
- As submissões devem ser feitas em formato word, seguindo as diretrizes de formatação da página e sistematização de marcações gráficas abaixo:
- Página A4;
- Margens Superior e Inferior 3cm;
- Margens laterais 2 cm;
- Uso de “aspas duplas” somente para citação no corpo do texto;
- Uso de itálico para termos estrangeiros e títulos de livro e periódicos;
- Uso de negrito para destaque no texto;
- URLs informadas no texto por meio de hiperlink;
- Imagens, gráficos e tabelas inseridas no corpo do texto (com os devidos créditos).
- Notas explicativas de rodapé podem ser usadas, reduzidas ao essencial. Devem ser numeradas com algarismos arábicos, fonte Arial, tamanho 10, em espaçamento simples.
- As citações no corpo do texto superiores a 3 linhas devem ser digitadas com espaçamento simples, fonte Arial, tamanho 10 e com recuo de 4cm da margem esquerda, conforme ABNT NBR 10520/2002.
- As citações são apresentadas no sistema Autor-Data (AUTOR, 1900, p.1).
- Caso os artigos incluam fotos, desenhos ou materiais gráficos da autoria de terceiros, é necessário carta de autorização da publicação das mesmas. Esses materiais devem ser acompanhados de legendas de identificação. O material gráfico deve ser reduzido ao mínimo indispensável, atendendo às indicações:
- Imagens: resolução de 300 a 600 dpi e tamanho de 725x500 pixels;
- Vídeos: até 15 min, enviar link do youtube;
- Arquivos de áudio: no formato mp3 e duração máxima de 15 minutos e arquivo no tamanho máximo de 2Mb.
- O envio de textos implica na autorização para sua publicação segundo o conceito de Creative Commons 3.0.
- Cada autor pode publicar apenas um artigo por volume da revista, podendo publicar também, em números diferentes do mesmo volume, no máximo um texto por número, desde que em diferentes seções da revista.
INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS
ARTIGOS
Tamanho: entre 20 mil e 60 mil caracteres com espaço, contabilizando apenas o corpo do texto.
Conteúdo: a revista publica textos de artigos inéditos resultantes de pesquisas, estudos, debates, práticas artísticas, científicas, acadêmicas e pedagógicas na área das Artes Cênicas.
ENTREVISTAS
Tamanho: entre 16 mil e 50 mil caracteres com espaço, contabilizando apenas o corpo do texto.
Conteúdo: A revista publica textos de entrevistas realizadas com artistas, educadores, agentes culturais, e pesquisadores, bem como outras personalidades que possam colaborar para reflexões no meio artístico e cultural, notáveis por sua atuação e interesse sobre o seu trabalho. As entrevistas devem ser escritas em formato pergunta e resposta, havendo espaço, nas falas do entrevistador e notas de rodapé, para manifestações mais aprofundadas sobre o assunto em questão.
Subtítulo: O título da entrevista é livre, sendo proposto por seu(s) autor(es), mas todas as entrevistas devem ter subtítulo padrão, no formato: Pessoa X entrevista Pessoa Y. O nome do entrevistador deve ser ocultado do subtítulo no momento da submissão e incluído apenas após a aprovação da entrevista, no estágio da revisão de texto.
Autoria: A revista encoraja que as entrevistas sejam publicadas em dupla autoria, com o entrevistador como primeiro autor, e o entrevistado como segundo autor, de forma que ambos confirmam seu acordo e contribuição com o texto conforme submetido à revista. O nome do entrevistador deve ser ocultado no momento da submissão e incluído apenas após a aprovação do trabalho, no estágio da revisão de texto.
Estilo de texto: as entrevistas publicadas pela revista não se restringem à transcrição ipsis literis da conversa entre entrevistador e entrevistado, cabendo ao autor primário do texto o ajuste adequado para a transformação da conversa em um texto acadêmico, selecionando as formas de apresentar as perguntas e respostas, junto de suas informações complementares fundamentais.
Verificação de dados: A entrevista pressupõe a apresentação do ponto de vista do entrevistado, mas este deve ser balizado por apontamentos históricos, acadêmicos, factuais, de pesquisa, verificados e apresentados pelo autor/entrevistador, que é responsável pela acuidade dos fatos publicados. Também é possível oferecer referências e citações contextualizadas e inserir em suas falas as informações acadêmicas concernentes ao assunto debatido.
CRÍTICAS
Tamanho: entre 16 mil e 50 mil caracteres com espaço, contabilizando apenas o corpo do textos.
Conteúdo: A revista publica textos de crítica acadêmica sobre as artes cênicas, escritos por especialistas na área da obra criticada e que tenha sido apresentada em temporada pública em qualquer localidade, assistida pelo autor da crítica até 12 meses antes da data de envio do texto.
Subtítulo: O título da crítica é livre, sendo proposto por seu(s) autor(es), mas todas as críticas devem ter subtítulo padrão, no formato: Crítica de Obra X, do Grupo Y.
Estilo de texto: Recomenda-se que o texto não seja escrito em primeira pessoa, embora seja possível exprimir valorações e juízos sobre o trabalho, que são de inteira responsabilidade do autor do texto. O texto de crítica acadêmica se dirige à comunidade de especialistas leitores da revista, devendo tratar da obra por meio desse viés de interesse. Os textos de crítica podem incluir citações e bibliografia.
Ficha técnica: Ao final do texto, deve ser apresentada a ficha técnica completa da obra criticada. Após a ficha técnica, o autor deve indicar quando a obra foi assistida, no formato: Assistida em dd/mm/aaaa, local do evento.
RESENHAS
Tamanho: entre 10 mil e 25 mil caracteres com espaço, contabilizando apenas o corpo do texto.
Conteúdo: A revista publica resenhas de publicações textuais, em formato impresso ou digital, que apresentem e discutam o texto resenhado, fazendo referência à sua estrutura, seus conteúdos e sua relevância para o momento atual. Há a opção de estabelecer relações com outros autores, outros textos ou outras publicações que auxiliem a percepção daquilo que é proposto pelo autor da resenha. O material discutido, no entanto, deve se manter como foco da resenha. A revista recebe resenhas para trabalhos publicados até 2 anos antes da data de envio do texto.
Autoria: O autor da resenha não pode ser autor da obra, parte de sua produção, ou possuir vínculo familiar, acadêmico ou empregatício em curso com o autor da obra resenhada. O nome do autor da resenha deve ser ocultado da resenha no momento da submissão, o incluíndo apenas após a aprovação do trabalho, no estágio da revisão de texto.
Subtítulo: O título da resenha é livre, sendo proposto por seu autor, mas todas as resenhas devem ter subtítulo padrão, no formato: Resenha de Obra X, de Autor Y.
TRADUÇÕES
Conteúdo: A revista publica traduções de artigos relevantes para a pesquisa em artes cênicas, escritos por autores estrangeiros e ainda inéditos em português do Brasil.
Cabeçalho: O nome do autor estrangeiro deve vir primeiro na designação de autoria, seguido pelo nome do tradutor, que deve ser apresentado da seguinte forma: “Tradução de [nome do tradutor]”. O nome do tradutor deve ser ocultado no momento da submissão e incluído apenas após a aprovação da tradução, no estágio da revisão de texto.
Tamanho: O tamanho do texto é determinado pelo tamanho do original, mas é desejável seguir a métrica da Sala Preta para artigos: entre 20 mil e 60 mil caracteres. Em casos excepcionais, a opção pode ser justificada nos comentários ao editor.
Tradução: O tradutor, ao submeter o artigo, declara ter a autorização do autor e dos editores originais para a publicação na Revista. A submissão deve incluir em anexo o envio de declaração de autorização do autor/editor original, e cópia do texto no idioma original para a apreciação.
Formatação: O sistema de citações, referências e formatação do artigo deve ser ajustado para os moldes da Revista Sala Preta.
REINCIDÊNCIA DA PUBLICAÇÃO DE AUTORES
Como política editorial, a Sala Preta não realiza publicações de artigos do mesmo autor (seja como autor solo ou em co-autoria) em volumes consecutivos (ou seja, em anos consecutivos). A mesma restrição se aplica a co-autores (tenham eles publicado sozinhos ou em parcerias).
Um autor poderá ser publicado uma segunda vez neste período apenas nos casos de ter um texto de seções distintas. Isto é: é possível, por exemplo, publicar um artigo em um volume, e uma entrevista no seguinte. Mas não é possível publicar dois artigos em volumes consecutivos.
No caso das traduções, contabiliza-se o autor do texto original. Assim, em caso de tradução de texto próprio, aplicam-se as mesmas restrições de reincidência autoral.
Excepcionalmente, um autor poderá ter dois textos publicados no mesmo número, desde que os textos sejam de seções diferentes (um artigo e uma entrevista, por exemplo), e ambos sejam estritamente interessantes para o dossiê temático proposto para o referido número. Textos não associados aos dossiês deverão observar os prazos de reincidência pontuados.
Autores devem observar os limites de reincidência de publicação no momento de sua submissão, e enviar mensagem pelo sistema em caso de consideração de excepcionalidade. Textos cujo aceite resulte em quebra dos prazos de reincidência serão rejeitados sumariamente, sem avaliação por pares.
POLÍTICA DE PRESERVAÇÃO DIGITAL
A Revista Sala Preta utiliza o sistema LOCKSS – PKP Preservation Network como estratégia de preservação do conteúdo.
A Revista utiliza o DOI como identificador digital de objetos, além de vinculação da publicação ao ORCID dos autores.
Lista de comprobación para la preparación de envíos
Todos los envíos deben cumplir los siguientes requisitos.
Aviso de derechos de autor/a
Ao submeter um texto à Revista Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autor(es) e à Revista Sala Preta.
Declaración de privacidad
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os processos editoriais que envolvem esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.