Por que os estudos da commedia dell’arte interessam ao teatro contemporâneo? Sobre o livro de Roberto Tessari La Commedia dell’Arte: genesi d’una società dello spettacolo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v16i2p407-414Palabras clave:
Roberto Tessari, Commedia dell’arte, Sociedade do espetáculo.Resumen
Apresentação e análise do último livro de Roberto Tessari, historiador do teatro, sobre commedia dell’arte, expandindo-se para considerações sobre a experiência cênica singular do teatro ocidental em suas “relações” com a cena contemporânea.
Descargas
Referencias
FERRONE, Siro; TESTAVERDE, Anna Maria. Presentazione. Commedia dell'Arte. Annuario internazionale, I, 2008, p.VI-VIII.
PIIZZI, Paola; ALBERTI, Carmelo (Org.). A arte mágica de Amleto e Donato Sartori. Tradução de Maria de Lourdes Rabetti. São Paulo: É-Realizações, 2013.
RABETTI, Maria de Lourdes. Apresentação. Traduzir A arte mágica. In: PIIZZI, Paola; ALBERTI, Carmelo (Org.). A arte mágica de Amleto e Donato Sartori. Tradução de Maria de Lourdes Rabetti. São Paulo: É-Realizações, 2013, p. 15-17.
RABETTI, Maria de Lourdes. A commedia dell’arte: mito, profissão e arte. ArtCultura – revista de História, Cultura e Arte. V. 16, n. 29, jul.- dez. 2014, p. 7-17. Disponível em
http://www.artcultura.inhis.ufu.br/PDF29/4_palestra_a_comedia_dellarte.pdf. Acessado em 06.09.2016.
TESSARI, Roberto. Máscaras barrocas. In: PIIZZI, Paola; ALBERTI, Carmelo (Org.). A arte mágica de Amleto e Donato Sartori. Tradução de Maria de Lourdes Rabetti. São Paulo: É-Realizações, 2013, p. 83-111.
TESSARI, Roberto. La Commedia dell'Arte nel Seicento:'industria' e 'arte giocosa' della civiltà barocca. Florença: Olschki, 1969.
TESSARI, Roberto. Commedia dell’Arte: la maschera e l’ombra: problemi di storia dello spettacolo. Milano: Mursia, 1981.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.