Teatro e escravidão

a censura do Conservatório Dramático Brasileiro

Autores/as

  • João Roberto Faria Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v19i1p18-46

Palabras clave:

Conservatório Dramático Brasileiro, Censura, Escravidão, Teatro brasileiro (século XIX)

Resumen

O presente artigo tem como objetivo principal estudar o papel desempenhado pelo Conservatório Dramático Brasileiro no julgamento de peças teatrais, brasileiras ou estrangeiras, que abordaram o tema da escravidão, principalmente entre 1843 e 1864. A análise de diversos pareceres indica que o Conservatório zelava pela manutenção do status quo escravista, proibindo a representação de peças que faziam críticas contundentes ao tráfico de escravos ou à escravidão. Seus membros, com raras exceções, orientavam-se por preconceitos raciais e sociais.

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Biografía del autor/a

  • João Roberto Faria, Universidade de São Paulo

    Professor Titular aposentado de Literatura Brasileira da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP)

Publicado

2019-08-30

Número

Sección

SALA ABERTA

Cómo citar

Faria, J. R. (2019). Teatro e escravidão: a censura do Conservatório Dramático Brasileiro. Sala Preta, 19(1), 18-46. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v19i1p18-46