Políticas y desafíos de las revistas de artes escénicas en Brasil a partir de la experiencia de la Revista Brasileira de Estudos da Presença: Henrique Rochelle entrevista a Gilberto Icle
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v21i1p110-132Palabras clave:
Edición, Revistas, Qualis, Revista Brasileira de Estudos da PresençaResumen
En entrevista a Henrique Rochelle, miembro del nuevo equipo editorial de la Revista Sala Preta, Gilberto Icle, editor jefe de la Revista Brasileira de Estudos da Presença, analiza la revista, su historia, sus procesos y flujo editorial, y las políticas y perspectivas para el área en cuanto a la publicación y edición de revistas académicas. La entrevista destaca aspectos del proceso de creación de la Revista Brasileira de Estudos da Presença partir de los criterios de indexadores internacionales; su papel pionero en la publicación de artículos dentro de un flujo de trabajo profesional; la estructura operativa y de financiación actual de la revista; las etapas del flujo editorial y su asimilación por la comunidad académica; el sistema de evaluación de revistas, sus cambios e impactos en las publicaciones; y también el carácter inductivo y performativo del papel que tienen las revistas académicas respecto a la investigación del área.
Descargas
Referencias
BOAS, R. F. V.; CAMPOS, F. F.; AMARO, B. Análise dos critérios formais de qualidade editorial: a política de classificação de periódicos científicos a partir do Qualis Periódicos. Revista Informação, Londrina, v. 26, n. 1, p. 28-52, 2021.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Relatório de Avaliação Quadrienal 2017, Área de Artes. Brasília, DF: Capes, 2017.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Relatório do Qualis Periódicos, Área de Artes. Brasília, DF: Capes, 2019a.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Ficha de Avaliação da Produção Intelectual dos PPG, Área de Artes. Brasília, DF: Capes, 2019b.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Documento de Área, Área de Artes. Brasília, DF: Capes, 2019c.
FÓRUM DAS CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS, SOCIAIS APLICADAS, LETRAS, LINGUÍSTICA E ARTES. Carta Aberta. [S. l.], set. 2021. Disponível em: https://bit.ly/3K0GkHL. Acesso em: 9 maio 2022.
FÓRUM NACIONAL DE EDITORES DE PERIÓDICOS DA ÁREA DE ARTES. Carta aberta. [S. l.], 6 maio 2021. Disponível em: https://bit.ly/3was7Tb. Acesso em: 9 maio 2022.
GIL, B. O cenário brasileiro de publicação de artigos científicos das Grandes Áreas de Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes em periódicos (inter)nacionais: práticas, motivos, necessidades e estratégias. 2022. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, 2022.
OLIVEIRA, C. C. V. Qualidade dos periódicos científicos: um modelo-síntese para avaliação com foco nos aspectos extrínsecos e intrínsecos indiretos da publicação. 2017. Tese (Doutorado em Gestão e Organização do Conhecimento) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.
PEREZ, O. C. O novo Qualis Periódicos: possíveis diretrizes, impactos e resistências. Novos Debates, Brasília, DF, v. 6, n. 1-2, e6212, 2020. DOI: 10.48006/2358-0097-6212.
PONCE, B. J. et al. Sobre a melhoria da produção e da avaliação de periódicos científicos no Brasil. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 25, n. 97, p. 1032-1044, 2017. DOI: 10.1590/S0104-40362017002501032.
PRIETO, R. G.; PETRI, É. Desafios e possibilidades da publicação contínua para o trabalho dos editores de periódicos científicos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, e20184401001, 2018. DOI: 10.1590/S1517-970220184401001.
VOGEL, M. J. M. Avaliação da Pós-Graduação Brasileira: análise dos quesitos utilizados pela CAPES e das críticas da comunidade acadêmica. 2015. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Henrique Rochelle, Gilberto Icle
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.