A representação emancipada

Autores/as

  • Bernard Dort Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Rafaella Uhiara

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v13i1p47-55

Palabras clave:

Teatro, Teoria, Contemporâneo

Resumen

A constituição do teatro é completamente contraditória. Esta é uma evidência que muitas vezes nós perdemos de vista. Fundado na mimese, o teatro faz da ação uma ilusão e também, por vezes, da ilusão uma ação. Seu funcionamento repousa igualmente sobre o texto e sobre a cena. O texto, por definição, é duradouro e se oferece à releitura e à repetição (ele conta); a cena é efêmera e reproduz sem nunca repetir de modo completamente idêntico (ela representa). ­ A união entre texto e cena, o objetivo do teatro, é de certa forma antinatural. Ela não se realiza a não ser através de acordos, equilíbrios parciais e instáveis. Às vezes, é a cena que está subordinada ao texto: como o quer uma certa tradição no Ocidente, mas essa tradição é no fim das contas recente (não vai além do século XVII) e está longe de ser válida para todas as formas de teatro. As práticas populares, das farsas aos espetáculos de variedades, por exemplo, a ignoram. Algumas vezes o texto está submetido à cena, no sentido amplo da palavra, e esta é a regra em todas as tradições não-europeias.

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Biografía del autor/a

  • Bernard Dort, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
    Bernard Dort (1929-1994), foi um professor, teórico, tradutor e dramaturgo francês

Publicado

2013-06-19

Número

Sección

EM PAUTA

Cómo citar

Dort, B., & Uhiara, R. (2013). A representação emancipada. Sala Preta, 13(1), 47-55. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v13i1p47-55