Ação cultural e teatro como pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v12i1p4-17Palabras clave:
Pedagogia do teatro, ação culturalResumen
A ação cultural no Teatro como Pedagogia é vista como aquela que busca quebrar a reprodução de comportamentos (habitus) através de sua configuração como experiência estética. Como tal, vai além do teatro como informação e entretenimento, e implica formas de conhecimento que dialogam com formas de identificação e subjetividade. Sob este ponto de vista, a relação entre ação cultural e texto é considerada pelo ângulo da ressonância e do reconhecimento estético, focalizando a materialidade do suporte (texto) associada à imaterialidade de sua carga informacional e emocional. A possibilidade de aproximar a ação cultural da ação social está, neste sentido, na aproximação entre as noções de diferença, desentendimento e partilha do sensível, assim como na distinção entre conflito e tensão, uma vez que o político estaria na estética e não no tema.Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.