Ensaiadores na cena brasileira dos séculos XIX e XX

Autores/as

  • Elisabeth R. Azevedo Escola de Comunicação e Artes - Universidade de São Paulo (ECA-USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i1p99-111

Palabras clave:

ensaiador, Emile Doux, Enrico Cuneo, Eduardo Victorino

Resumen

O artigo procura refletir, ainda que rapidamente, sobre a importância do estudo das atividades dos ensaiadores do teatro brasileiro do século XIX, procurando apresentar a trajetória de três profissionais que estiveram presentes nos palcos nacionais: Emile Doux, Enrico Cuneo e Eduardo Victorino. 

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Elisabeth R. Azevedo, Escola de Comunicação e Artes - Universidade de São Paulo (ECA-USP)
    Professora de Teatro Brasileiro no Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo.

Referencias

AZEVEDO, E. R. Emil(e)io Doux trajetória de um ensaiador francês em direção aos trópicos. In: WERNECK, M. H.; REIS, Â. C. Rotas de teatro entre Portugal e Brasil. Rio de Janeiro: 7Letras, 2012. p. 33-58.

AZEVEDO, E. R. Um Shakespeare ítalo-paulista. Pitágoras 500, Campinas, v. 7, p. 21-41, dez. 2014.

BALME, C. Histórias globais do teatro: modernização, esfera pública e redes teatrais transnacionais. In: WERNECK, M. H.; REIS, Â. de C. Rotas de teatro entre Portugal e Brasil. Rio de Janeiro: 7Letras, 2012. p. 203-219.

CHARLE, C. A gênese da sociedade do espetáculo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

CHIARADIA, F. Cardoso de Menezes e Carlos Bittencourt no teatro São José: autores-ensaiadores do teatro ligeiro. Folhetim, Rio de Janeiro, n. 4, p. 40-51, 1999.

DAMASCENO, A. Palco, salão e picadeiro em Porto Alegre no século xix: contribuição para o estudo do processo cultural do Rio Grande do Sul. Rio de Janeiro: Globo, 1956.

FARIA, J. R. (Org.). Machado de Assis: do teatro (textos críticos e escritos diversos). São Paulo: Perspectiva, 2008.

FARIA, J. R. Os ensaiadores, os intérpretes e o espetáculo teatral realista. In: ______ (Org.). História do Teatro no Brasil I: das origens ao teatro profissional da primeira metade do século xx. São Paulo: Perspectiva; SESC-SP, 2012. p. 185-200.

FERNANDES, S. Nota sobre Victorino. Revista Sala Preta, São Paulo, n. 3, p. 174-180, 2003.

RAMOS, L. F. A arte do ator e o espetáculo teatral. In: FARIA, J. R. (Org.). História do Teatro no Brasil I: das origens ao teatro profissional da primeira metade do século xx. São Paulo: Perspectiva; SESC-SP, 2012. p. 137-158.

SIMÕES, L. Memórias, factos e impressões. Rio de Janeiro: Litho-Typographia Fluminense, 1922.

TORRES NETO, W. L. Entre técnica e arte: trabalho teatral do ensaiador na virada do século XIX/XX. Anais do II Congresso Brasileiro de Pesquisa em Pós-Graduação em Artes Cênicas. Salvador: UFBA-ABRACE, 2001a. p. 272-278.

TORRES NETO, W. L. Introdução histórica: o ensaiador, o diretor e o encenador. Folhetim, Rio de Janeiro, n. 9, p. 60-71, 2001b.

TORRES NETO, W. L. Entre técnica e arte: introdução à prática teatral do ensaiador, 1890-1954. Revista Sala Preta, São Paulo, n. 3, p. 164-173, 2003.

TORRES NETO, W. L. Breve introdução ao teatro europeu do pós-guerra. In: GOMES, A. L.; MACIEL, D. A. V. Dramaturgia e teatro: intersecções. Maceió: EDUFAL, 2008. p. 269-290.

VASQUES, E. Para a história da encenação em Portugal: o difícil progresso do conceito de encenação no teatro (1837-1928). Lisboa: Sá da Costa, 2010.

VICTORINO, E. Cem anos de teatro. A mecânica teatral e a arte de encenação. Illustração Brasileira, Rio de Janeiro, ano III, n. 28, dez. 1922, p. 94-96.

WERNECK, M. H. Entre mares e palcos: notas sobre Esther Leão (1892-1971), uma portuguesa no teatro brasileiro. In: MALUF, S. D.; AQUINO, R. B. Dramaturgia em cena. Maceió: EDUFAL, 2006. p. 227-242.

Publicado

2015-07-02

Número

Sección

EM PAUTA

Cómo citar

Azevedo, E. R. (2015). Ensaiadores na cena brasileira dos séculos XIX e XX. Sala Preta, 15(1), 99-111. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v15i1p99-111