Políticas y desafíos de las revistas de artes escénicas en Brasil a partir de la experiencia de la Revista Brasileira de Estudos da Presença: Henrique Rochelle entrevista a Gilberto Icle

Autores/as

  • Henrique Rochelle Universidade Estadual de Campinas
  • Gilberto Icle Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v21i1p110-132

Palabras clave:

Edición, Revistas, Qualis, Revista Brasileira de Estudos da Presença

Resumen

En entrevista a Henrique Rochelle, miembro del nuevo equipo editorial de la Revista Sala Preta, Gilberto Icle, editor jefe de la Revista Brasileira de Estudos da Presença, analiza la revista, su historia, sus procesos y flujo editorial, y las políticas y perspectivas para el área en cuanto a la publicación y edición de revistas académicas. La entrevista destaca aspectos del proceso de creación de la Revista Brasileira de Estudos da Presença partir de los criterios de indexadores internacionales; su papel pionero en la publicación de artículos dentro de un flujo de trabajo profesional; la estructura operativa y de financiación actual de la revista; las etapas del flujo editorial y su asimilación por la comunidad académica; el sistema de evaluación de revistas, sus cambios e impactos en las publicaciones; y también el carácter inductivo y performativo del papel que tienen las revistas académicas respecto a la investigación del área.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Henrique Rochelle, Universidade Estadual de Campinas

    Doutor em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com estágios de Pós-Doutoramento na Universidade de São Paulo (USP), onde foi Professor Colaborador do Departamento de Artes Cênicas. Mestrando em Economia e Política da Cultura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), crítico de dança e editor da Revista Sala Preta e do site Outra Dança.

  • Gilberto Icle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB). Bolsista de Produtividade 1D do CNPq. Ator e diretor do Grupo Usina do Trabalho do Ator. Editor-chefe da Revista Brasileira de Estudos da Presença.

Referencias

BOAS, R. F. V.; CAMPOS, F. F.; AMARO, B. Análise dos critérios formais de qualidade editorial: a política de classificação de periódicos científicos a partir do Qualis Periódicos. Revista Informação, Londrina, v. 26, n. 1, p. 28-52, 2021.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Relatório de Avaliação Quadrienal 2017, Área de Artes. Brasília, DF: Capes, 2017.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Relatório do Qualis Periódicos, Área de Artes. Brasília, DF: Capes, 2019a.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Ficha de Avaliação da Produção Intelectual dos PPG, Área de Artes. Brasília, DF: Capes, 2019b.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Documento de Área, Área de Artes. Brasília, DF: Capes, 2019c.

FÓRUM DAS CIÊNCIAS HUMANAS, SOCIAIS, SOCIAIS APLICADAS, LETRAS, LINGUÍSTICA E ARTES. Carta Aberta. [S. l.], set. 2021. Disponível em: https://bit.ly/3K0GkHL. Acesso em: 9 maio 2022.

FÓRUM NACIONAL DE EDITORES DE PERIÓDICOS DA ÁREA DE ARTES. Carta aberta. [S. l.], 6 maio 2021. Disponível em: https://bit.ly/3was7Tb. Acesso em: 9 maio 2022.

GIL, B. O cenário brasileiro de publicação de artigos científicos das Grandes Áreas de Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes em periódicos (inter)nacionais: práticas, motivos, necessidades e estratégias. 2022. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Universidade Estadual Paulista, São José do Rio Preto, 2022.

OLIVEIRA, C. C. V. Qualidade dos periódicos científicos: um modelo-síntese para avaliação com foco nos aspectos extrínsecos e intrínsecos indiretos da publicação. 2017. Tese (Doutorado em Gestão e Organização do Conhecimento) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.

PEREZ, O. C. O novo Qualis Periódicos: possíveis diretrizes, impactos e resistências. Novos Debates, Brasília, DF, v. 6, n. 1-2, e6212, 2020. DOI: 10.48006/2358-0097-6212.

PONCE, B. J. et al. Sobre a melhoria da produção e da avaliação de periódicos científicos no Brasil. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 25, n. 97, p. 1032-1044, 2017. DOI: 10.1590/S0104-40362017002501032.

PRIETO, R. G.; PETRI, É. Desafios e possibilidades da publicação contínua para o trabalho dos editores de periódicos científicos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, e20184401001, 2018. DOI: 10.1590/S1517-970220184401001.

VOGEL, M. J. M. Avaliação da Pós-Graduação Brasileira: análise dos quesitos utilizados pela CAPES e das críticas da comunidade acadêmica. 2015. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

Publicado

2022-10-19

Número

Sección

ENTREVISTAS

Cómo citar

Rochelle, H., & Icle, G. (2022). Políticas y desafíos de las revistas de artes escénicas en Brasil a partir de la experiencia de la Revista Brasileira de Estudos da Presença: Henrique Rochelle entrevista a Gilberto Icle. Sala Preta, 21(1), 110-132. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v21i1p110-132