Ampliar o visível: a lógica do som e da cor
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v22i3p214-226Palavras-chave:
Som, Luz, Romeo Castellucci, Scott Gibbons, AtmosferaResumo
O texto de Enrico Pitozzi, professor do Departamento de Artes da Universidade de Bolonha, aborda as relações entre imagem acústica e imagem visível na obra do encenador Romeo Castellucci e da Socìetas Raffaello Sanzio, em parceria com o compositor Scott Gibbons. Pitozzi relaciona a questão com aspectos da teoria das atmosferas de Gernot Böhme.
Downloads
Referências
BARTHES, R. L’ascolto. In: Enciclopedia Einaudi. Torino: Einaudi, 1976.
BÖHME, G. Atmosfere, estasi messe in scena: l’estetica come teoria generale della percezione. Milano: Marinotti, 2010.
GIBBONS, S. Sonicitá diasporiche: Conversazione com Scott Gibbons.[Entrevista concedida a Enrico Pittozi] Enrico Pitozzi. Art’O, [s.l.], n. 16, p. 22, 2005.
GRAZIOLI, C. Luce e sombra: storia, teorie e pratiche dell’illuminazione teatrale. Bari: Laterza, 2008.
GRIFFERO, T. Atmosferologia: estetica degli spazi emozionali. Bari: Laterza, 2010.
GUINEBAULT-SZLAMOWICZ, C.; LARRUE, J.-M.; MERVANT-ROUX, M.-M. (ed.). Le son du Théâtre II: dire l’acoustique. Montreuil: Éditions Theatrales, 2011. (Théâtre/Public, n. 199).
IKONIADOU, E. The rhytmic event: Art, media and the sonic, Cambridge: MIT Press, 2014.
ITTEN, J. Arte del colore: esperienza soggetiva e conoscenza oggetiva come vie per l’arte. Milano: Il Saggiatore, 1965.
KELLEHER, J.; RIDOUT, N.; CASTELLUCCI, C.; GUIDI, C.; CASTELLUCCI, R. The Theatre of Societas Raffaelllo Sanzio. London: Routledeg 2007.
JANKÉLÉVITCH, V. Il non-so-che e il quasi-niente. Genova: Marietti, 1987.
JANKÉLEVITCH, V.; BERLOWITZ, B. Da qualche parte nell’incompiuto. Torino: Einaudi, 2012.
LARRUE, J.-M.; MERVANT-ROUX, M.-M. (ed.). Le son du Théâtre I: le passé audible. Montreuil: Éditions Theatrales, 2010. (Théâtre/Public, n. 197).
LOCKWOOD, A. Sound explorations: Windows into the physicality of sound. Leonardo Music Journal, Cambridge, v. 19, p. 44-45, 2009.
NANCY, J.-L. All’ascolto. Milano: Rafaello Cortina Editore, 2004.
PITOZZI, E.; SACCHI, A. Itinera: trajectoire de la forme Tragedia Endogonidia. Arles: Actes Sud, 2008.
PITOZZI, E. At the edges of sound, na image surfaces: acoustic anatomy/Ai bordi del suono affiora l’immagine: anatomia acústica. In: CASTELLUCCI, R.. Unheard. Mantova: Corraini, 2014. p. 6-7.
REGGIO, M. C. Ipotesi di um ascolto trágico: la Tragedia Endogonodia della Socìetas Raffaello Sanzio. In: VALENTINI, V. (ed.). Dramaturgie sonore. Roma: Bulzoni, 2012.
SACCHI, A. Il poso de re: estetiche dela regia teatrale nel modernismo e nel contemporaneo. Roma: Bulzoni, 2012.
SMOJE, D. L’udibile e l’inudibile. In: NATIEZ, J. J.; BARONI, M. (ed.). Enciclopedia della Musica: le avanguardie musicali del Novecento. Torino: Einaudi, 2001. v. 3, p. 201-233.
SZENDY, P. Écoute, une histoire de nos oreilles. Paris: Minuit, 2001.
WITTGENSTEIN, L. Osservazioni sui colori: una grammatica del vedere. Torino: Einaudi, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cynthia Gusmão, Enrico Pitozzi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os leitores são livres para compartilhar, copiar e redistribuir os textos publicados na Sala Preta, sem fins comerciais e em qualquer suporte ou formato, desde que sejam dados os créditos apropriados ao(s) autor(es) e à Revista. Podem também adaptar, remixar, transformar e criar a partir deste material, desde que distribuam o material derivado sob a mesma licença do original – e mantenham a menção explícita ao(s) autores e à Revista Sala Preta.
Ao submeter um artigo à Sala Preta e tê-lo aprovado para publicação os autores concordam com os termos da Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.