A BRANQUITUDE DE WHITE FACE AND BLONDE HAIR
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1983-6023.sank.2019.169159Palavras-chave:
branquitude, performance negra, corpo negro, artistas afrodiaspóricos, racismo recreativoResumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar a performance White Face And Blonde Hair (2012) da artista multidisciplinar Renata Felinto (1978) a partir do conceito de branquitude (BENTO, 2002; FRANKENBERG, 2004; SCHUCMAN, 2012; CARDOSO, 2017). Na performance, a artista se autorrepresenta como uma mulher loira, sedutora e sorridente para questionar os padrões de beleza branco e ocidental impostos como “universais”, e veiculados como naturais pela cultura de massa. O trabalho de Felinto revela como os padrões de beleza que vigoram no Brasil ainda são extremamente eurocêntricos e excludentes estruturando processos contínuos de violência contra às mulheres não brancas e que não estão dentro de um padrão dominante de beleza branca propagado como belo, bom e universal.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Qualquer reprodução total ou parcial dos artigos ou materiais contidos na revista, pede-se que seja solicitada a autorização aos seus editores. A Licença Creative Commons adotada é CC Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0