A campanha da voz em dois jornais brasileiros de grande circulação

Autores/as

  • Regina Zanella Penteado Universidade Metodista de Piracicaba
  • Susana Pimentel Pinto Giannini Hospital do Servidor Público Municipal
  • Belarmino César Guimarães da Costa Universidade Metodista de Piracicaba; Faculdade de Comunicação

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902002000200005

Palabras clave:

Comunicação, Promoção da Saúde, Educação em Saúde, Voz, Jornalismo, Saúde Pública e Coletiva

Resumen

Na sociedade atual, os meios de comunicação de massa produzem, selecionam, excluem e transformam aspectos da realidade reproduzindo-a parcialmente e formando a opinião pública. Na área da saúde, os meios de comunicação são destacados para a educação e promoção da saúde da população. Isso conduz à reflexão sobre a mediação da realidade exercida pelos meios de comunicação e como os temas da saúde são abordados na mídia. OBJETIVO: Analisar as notícias sobre a Campanha da Voz nos jornais de grande circulação. MÉTODO: Análise Documental das notícias sobre a Campanha da Voz publicadas nos jornais "O Estado de S. Paulo" e "Folha de S. Paulo", entre 13 e 20/04/2002. A análise considera aspectos quantitativos e qualitativos das reportagens e leva em conta a sua contribuição para processos educativos condizentes com a promoção da saúde. RESULTADOS: Somente a "Folha" publicou duas reportagens sobre a campanha. Evidenciam-se recursos apelativos dramáticos e a ênfase na doença. As abordagens de caráter comportamental, normatizador, tecnicista e tecnológico referenciam a prevenção e tratamento. Há reforço de estereótipos e banalização da complexidade das ações das especialidades envolvidas. Discute-se aspectos destas especialidades e das concepções que as fundamentam, bem como do processo de produção da notícia implicado nas problemáticas evidenciadas. CONCLUSÃO: Em se tratando da Campanha da Voz, as notícias publicadas pouco contribuem para a construção de processos educativos em saúde condizentes com a promoção da saúde. Maiores estudos devem ser feitos acerca do papel dos meios de comunicação junto à promoção da saúde da população.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2002-12-01

Número

Sección

Original research articles

Cómo citar

Penteado, R. Z., Giannini, S. P. P., & Costa, B. C. G. da. (2002). A campanha da voz em dois jornais brasileiros de grande circulação . Saúde E Sociedade, 11(2), 49-64. https://doi.org/10.1590/S0104-12902002000200005