Competencies em promoção da saúde: desafios da formação

Autores/as

  • Denise Gonçalves Moura Pinheiro Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Thaís Guerreiro Scabar Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública
  • Sayuri Tanaka Maeda Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Saúde Coletiva
  • Lislaine Aparecida Fracolli Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva
  • Maria Cecília Focesi Pelicioni Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Departamento de Prática de Saúde Pública
  • Anna Maria Chiesa Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Saúde Coletiva

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902015000100014

Resumen

O CompHP foi desenvolvido na Europa, em 2012, com o intuito de estabelecer competências e um sistema de certificação para a Promoção da Saúde. Este artigo tem o objetivo de apresentar uma reflexão teórica a respeito das possibilidades e limites da utilização do CompHP na formação de profissionais de saúde no Brasil. As bases teóricas que dão suporte a essa reflexão foram buscadas na literatura científica e ajustadas nos debates que aconteceram no interior de uma disciplina de pósgraduação stricto sensu, em 2012. Diversos trabalhos têm discutido e elaborado diretrizes para o estabelecimento de competências em promoção da saúde em todo o mundo, porém, as discussões sobre competências profissionais para a promoção da saúde que têm sido construídas no Brasil são ainda circunscritas a determinadas práticas profissionais. A partir das análises dos textos científicos, fica evidente que as diretrizes do CompHP foram cunhadas para se pensar a formação e a prática em promoção da saúde no contexto europeu, porém, as características do modelo de formação profissional praticado no Brasil podem se beneficiar muito com a proposta de competências que este documento traz.

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Publicado

2015-03-01

Número

Sección

Original research articles

Cómo citar

Pinheiro, D. G. M., Scabar, T. G., Maeda, S. T., Fracolli, L. A., Pelicioni, M. C. F., & Chiesa, A. M. (2015). Competencies em promoção da saúde: desafios da formação. Saúde E Sociedade, 24(1), 180-188. https://doi.org/10.1590/S0104-12902015000100014