A educação democrática e sua aplicação ao campo da saúde

Autores/as

  • Fernando Lefevre Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Universidade de São Paulo
  • Ana Maria Cavalcanti Lefevre Instituto de Pesquisa do Discurso do Sujeito Coletivo
  • Carla Cristina Tze Jú Cavalcanti Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública; Programa de Pós-graduação em Saúde Pública; Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902015S01015

Resumen

Apresenta-se neste trabalho a proposta de Educação Democrática aplicada ao campo da saúde e da saúde coletiva. Considerando que a prática da saúde e da saúde coletiva implicam em uma larga medida em tomada de decisões pelos indivíduos, a proposta da educação democrática busca dar relevo à dimensão necessariamente ética envolvida em tal tomada de decisão, que, acredita-se, deve ser sempre considerada como uma opção livre e autônoma dos indivíduos, que possuem condições para poderem exercer essa liberdade. Mas para que esta situação possa acontecer efetivamente, faz-se necessário questionar se os comportamentos válidos e intrinsecamente éticos são sempre aqueles baseados, fundamentados na ciência e na tecnologia. Neste quadro a tarefa magna do educador que atua na área da saúde consistirá em oferecer todas as condições para que tal liberdade de decisão possa ser efetivamente exercida pelos indivíduos. Para isso é indispensável considerar a diversidade e a diferença, incontestes atributos da contemporaneidade.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2015-06-01

Número

Sección

Original research articles

Cómo citar

Lefevre, F., Lefevre, A. M. C., & Cavalcanti, C. C. T. J. (2015). A educação democrática e sua aplicação ao campo da saúde . Saúde E Sociedade, 24(suppl.1), 176-183. https://doi.org/10.1590/S0104-12902015S01015