Ensino da promoção da saúde em pós-graduação em saúde pública internacional no contexto do processo de Bolonha

Autores/as

  • Sónia Dias Universidade Nova de Lisboa; Instituto de Higiene e Medicina Tropical; Global Health and Tropical Medicine
  • Ana Gama Universidade Nova de Lisboa; Instituto de Higiene e Medicina Tropical; Global Health and Tropical Medicine

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902016150215

Resumen

Nas décadas recentes tem sido destacada a necessidade de renovar a educação superior por meio do processo de Bolonha para responder às exigências de uma nova sociedade. Simultaneamente, a saúde pública e a promoção da saúde têm evoluído no sentido de concretizar a aspiração de aumentar os anos de vida saudáveis, diminuir as desigualdades em saúde e enfrentar os múltiplos problemas de saúde que afetam as populações na atualidade. Essa evolução tem suscitado a reflexão sobre os desafios da formação, investigação e implementação prática dessas disciplinas. Neste texto, pretende-se produzir uma visão integradora das especificidades do ensino de promoção da saúde e de seu lugar na progressão da formação do estudante em Saúde Pública Internacional, apresentando como exemplo a integração da disciplina no programa de pós-graduação do Instituto de Higiene e Medicina Tropical em Portugal. A proposta de ensino apresentada procura contribuir para a formação de uma massa crítica de profissionais informados e com competências para atuar na formulação de políticas e na implementação de estratégias que contribuam para a melhoria da saúde das populações. Numa perspetiva de política educativa, prover conhecimentos, competências e valores aos profissionais para traduzir teoria e investigação em políticas e práticas efetivas é essencial para fortalecer a promoção da saúde global.

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Publicado

2016-09-01

Número

Sección

Original research articles

Cómo citar

Dias, S., & Gama, A. (2016). Ensino da promoção da saúde em pós-graduação em saúde pública internacional no contexto do processo de Bolonha . Saúde E Sociedade, 25(3), 771-785. https://doi.org/10.1590/S0104-12902016150215