Políticas em saúde, saneamento e educação: trajetória da participação social na saúde coletiva

Autores/as

  • Andrezza de Souza Piccoli Fundação Oswaldo Cruz; Escola Nacional de Saúde Pública; Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental
  • Débora Cynamon Kligerman Fundação Oswaldo Cruz; Escola Nacional de Saúde Pública; Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental
  • Simone Cynamon Cohen Fundação Oswaldo Cruz; Escola Nacional de Saúde Pública; Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0104-12902017160043

Palabras clave:

Educação Ambiental, Participação Social, Saneamento Ambiental, Saúde Pública

Resumen

Marcos legais brasileiros abordam a participação social como eixo estruturante. Mas há a necessidade de se analisar até que ponto as políticas incorporam a participação social por meio da mobilização e se efetivamente potencializam o controle social. Esse é o objetivo deste artigo. Apresenta-se um panorama da participação social nas principais políticas públicas em saúde, saneamento e educação, a partir da Constituição Federal de 1988 até os dias de hoje. Como metodologia, é um estudo orientado pelo método qualitativo do tipo bibliográfico documental, por meio da análise de conteúdo dos marcos legais onde a participação social aparece. A partir deste estudo observou-se que as políticas públicas brasileiras avançaram na perspectiva do discurso sobre o controle social nas políticas públicas, mas ainda temos muito que avançar em termos da efetivação da mobilização para o controle social. O Programa de Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento pode ser o ponto de partida para esse processo de efetivação da participação social.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2017-06-01

Número

Sección

Original research articles

Cómo citar

Piccoli, A. de S., Kligerman, D. C., & Cohen, S. C. (2017). Políticas em saúde, saneamento e educação: trajetória da participação social na saúde coletiva. Saúde E Sociedade, 26(2), 397-410. https://doi.org/10.1590/s0104-12902017160043