Vulnerabilidade humana no contexto do trânsito motociclístico

Autores/as

  • Marcelo Moreira Corgozinho Universidade de Brasília; Programa de Pós-Graduação em Bioética
  • Miguel Ângelo Montagner Universidade de Brasília; Programa de Pós-Graduação em Bioética

DOI:

https://doi.org/10.1590/s0104-12902017167713

Palabras clave:

Vulnerabilidade Humana, Motocicleta, Trânsito

Resumen

O aspecto fundamental da vulnerabilidade enquanto princípio ético da Declaração Universal sobre Bioética e Direitos Humanos é o de formular uma obrigação de ação moral diante das situações que fragilizam determinados grupos da sociedade. Nesse sentido, este estudo objetiva promover uma reflexão, a partir do princípio do respeito pela vulnerabilidade humana, utilizando como público-alvo motociclistas e sua experiência com o uso da moto. Trata-se de estudo com abordagem qualitativa, utilizando metodologia quantiqualitativa para análise das entrevistas dos participantes. A partir da experiência dos motociclistas com a utilização da motocicleta foi possível apresentar alguns apontamentos que vão ao encontro da necessidade de respeito pela vulnerabilidade humana, a saber: potencialização da vulnerabilidade intrínseca ao ser humano; vulnerabilidade social; e responsabilidade social do Estado diante da utilização da motocicleta. Ao considerar o respeito pela vulnerabilidade humana e a utilização da motocicleta, torna-se necessário correlacionar aspectos que envolvam a responsabilidade social com situações de suscetibilidade humana ao agravo. Assim, torna-se fundamental a implementação de políticas de intervenção que abarquem as dimensões econômica, cultural e política, por meio da intersetorialidade, para que se consiga alcançar efetivamente todos os atores envolvidos na dinâmica da segurança do trânsito motociclístico: Estado, autoridades de fiscalização, fabricantes de veículos, condutores, pedestres e ciclistas.

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Publicado

2017-06-01

Número

Sección

Original research articles

Cómo citar

Corgozinho, M. M., & Montagner, M. Ângelo. (2017). Vulnerabilidade humana no contexto do trânsito motociclístico. Saúde E Sociedade, 26(2), 545-555. https://doi.org/10.1590/s0104-12902017167713