O Programa Mais Médicos no contexto das estratégias de mudança da formação médica no país: reflexões e perspectivas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902019170830

Palabras clave:

Programa Mais Médicos, Educação Médica, Formação Profissional em Saúde, Atenção Primária à Saúde, Sistema Único de Saúde

Resumen

A formação profissional, como estratégia de sustentabilidade da política pública de saúde, precisa se aproximar das necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro. Nesse contexto, a formação médica tem capitaneado grande parte das iniciativas governamentais voltadas à mudança no modelo formador em saúde. A mais recente, empreendida via Programa Mais Médicos (PMM), tem gerado um debate polêmico e revelador do jogo de forças e interesses que interferem no problema da insuficiência de vagas e da baixa efetividade da formação no que tange às necessidades do SUS. Essas forças, por condicionarem os rumos do processo de ampliação e reestruturação da formação médica, e isso inclui implicitamente todos os cursos da área da saúde, demandam análise histórica e acompanhamento crítico dos movimentos em curso no país. Nesse sentido, as reflexões aqui aportadas visam contribuir na potencialização do PMM como dispositivo de interferências no campo, capaz de agregar novas dimensões ao processo formativo do médico e, ao fazê-lo, repercutir em todos os cursos da área da saúde.

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Publicado

2019-11-06

Número

Sección

Original research articles

Cómo citar

Matias, M. C. ., Verdi, M. ., Finkler, M. ., & Ros, M. A. D. . (2019). O Programa Mais Médicos no contexto das estratégias de mudança da formação médica no país: reflexões e perspectivas. Saúde E Sociedade, 28(3), 115-127. https://doi.org/10.1590/S0104-12902019170830