O debate nas Ciências do Trabalho: do que estamos falando?

Autores/as

  • Raoni Rocha Universidade Federal do Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902023210766pt

Palabras clave:

Espaços de Discussão, Debate sobre o Trabalho, Atividade, Ciências do Trabalho

Resumen

O debate sobre o trabalho tem ocupado, nos últimos anos, um espaço importante nas abordagens das Ciências do Trabalho, principalmente naquelas desenvolvidas pelo CNAM-Paris (Conservatoire National des Arts et Métiers) ou inspiradas por essa escola. Disciplinas como a Ergonomia, a Psicodinâmica do Trabalho ou a Clínica da Atividade têm apresentado métodos que desenvolvem o debate do e no trabalho, de maneira a compreender a atividade realizada, bem como contribuir com transformações das situações de trabalho. Apesar disso, a literatura é relativamente escassa no que concerne às particularidades do debate em cada uma dessas disciplinas e de seus métodos. Com isso, o objetivo deste ensaio é buscar compreender o que compõe o debate nas abordagens das Ciências do Trabalho e também qual o seu potencial, identificando as particularidades inerentes a cada uma delas. É possível notar que existem semelhanças – como a centralidade analítica das contradições no debate – mas também muitas singularidades entre as disciplinas e seus métodos, tais como o funcionamento dos espaços em que o debate ocorre e a maneira com a qual ele é capaz de analisar a atividade e transformar o trabalho. Por fim, defendemos a necessidade de incorporação das especificidades do debate nas pesquisas sobre o tema, evitando assim cacofonias sobre o assunto.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Raoni Rocha, Universidade Federal do Ouro Preto

    Universidade Federal do Ouro Preto. Departamento de Engenharia de Produção, Administração e Economia. 

Publicado

2023-12-13

Número

Sección

Original research articles

Cómo citar

Rocha, R. (2023). O debate nas Ciências do Trabalho: do que estamos falando?. Saúde E Sociedade, 32(2), e210766pt. https://doi.org/10.1590/S0104-12902023210766pt