Os motivos da hesitação vacinal no Brasil: uma análise a partir da percepção dos profissionais de saúde que atuaram na pandemia da COVID-19

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.1590/S0104-12902024230854pt

Mots-clés :

Hesitação Vacinal, Vacina, Covid-19, Atenção Primária à Saúde, Profissionais de Saúde

Résumé

O fenômeno da hesitação vacinal é complexo e multifacetado. Nesse sentido, este artigo analisa os motivos da hesitação vacinal percebidos pelos profissionais de saúde na interação com os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na vacinação contra covid-19. Realizado entrevistas com 86 profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) em quatro municípios de diferentes estados e no Distrito Federal. Os resultados apontam complacência, conveniência, confiança, comunicação e contexto como determinantes da hesitação vacinal reconhecidos pelos profissionais de saúde. Na categoria complacência, foram identificadas as subcategorias “Percepção de baixo risco pelo avanço da vacinação” e “Percepção de baixo risco por menosprezar a pandemia”. Na categoria conveniência, foram mapeadas as subcategorias “Falta de acesso à informação”, “Localização geográfica do local de vacinação” e “Funcionamento do local de vacinação”. Na categoria confiança, são identificadas as subcategorias “Marcas das vacinas”, “Desconfiança da velocidade do desenvolvimento das vacinas” e “Medo dos efeitos das vacinas”. Na análise da categoria comunicação, foram identificadas as subcategorias “Informações falsas comunicadas por profissionais de saúde”, “Informações falsas que circulam em redes sociais”, e “Informações falsas comunicadas por diferentes autoridades políticas”. E, por fim, na categoria contexto, foram identificadas as subcategorias “Estar alinhado com lideranças políticas”, “Estar alinhado a questões religiosas” e “Condições socioeconômicas”. 

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographies de l'auteur

  • Michelle Fernandez, Universidade de Brasília

    Universidade de Brasília (UnB), Instituto de Ciência Política, Programa de Pós-Graduação em Ciência Política. Brasília, DF, Brasil.

  • Ester Paiva,  Instituto Fiocruz

     Instituto Fiocruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

  • Priscila Petra,  Instituto Fiocruz

     Instituto Fiocruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

  • Celita Almeida Rosário, Instituto Fiocruz

    Instituto Fiocruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

  • Patricia de Lima Lemos,  Universidade Federal de Rondonópolis

     Universidade Federal de Rondonópolis. Rondonópolis, MT, Brasil.

  • Flávia Vieira, Universidade Federal de Pernambuco

    Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE, Brasil.

  • Gustavo Matta, Instituto Fiocruz

    Instituto Fiocruz. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Publiée

2025-03-07

Numéro

Rubrique

Original research articles

Comment citer

Fernandez, M., Paiva, E., Petra, P., Rosário, C. A., Lemos, P. de L., Vieira, F., & Matta, G. (2025). Os motivos da hesitação vacinal no Brasil: uma análise a partir da percepção dos profissionais de saúde que atuaram na pandemia da COVID-19. Saúde E Sociedade, 33(4), e230854pt. https://doi.org/10.1590/S0104-12902024230854pt