Certificação ambiental empresarial e sustentabilidade: desafios da comunicação

Autores/as

  • Demétrios Antônio Silva Universidade de São Paulo
  • Helena Ribeiro Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902005000100007

Palabras clave:

Comunicação, Certificação, ISSO 14, 000, Empresa, Sustentabilidade

Resumen

Este trabalho foi realizado a partir da pesquisa feita entre as organizações certificadas conforme a ISO 14001. Sua motivação foi a necessidade de identificação de aspectos a serem focalizados pelo requisito comunicação, a fim de atender às ansiedades das partes interessadas (moradores da vizinhança, consumidores, prestadores de serviço), colaborando para a confiança e credibilidade da certificação conforme a NBR ISO 14001. Tal certificação se apresenta como um diferencial de mercado entre as organizações e também um forte instrumento mercadológico. No entanto, alguns acidentes industriais ampliados e a postura das empresas de reagir para controlar os danos ambientais, somente após a ocorrência destes episódios, têm sido obstáculos para cativar a confiança da população. Os resultados demonstram que as organizações certificadas não estão sendo capazes de estabelecer com sucesso a comunicação com suas partes interessadas.

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Publicado

2005-04-01

Número

Sección

Original research articles

Cómo citar

Silva, D. A., & Ribeiro, H. (2005). Certificação ambiental empresarial e sustentabilidade: desafios da comunicação . Saúde E Sociedade, 14(1), 52-67. https://doi.org/10.1590/S0104-12902005000100007