O encontro da política nacional da educação ambiental com a política nacional do idoso
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-12902006000300013Palabras clave:
Políticas públicas, Idoso, Educação ambiental, Meio ambiente, IntergeracionalResumen
Neste artigo discutimos a possível convergência entre a Política Nacional da Educação Ambiental (PNEA) e a Política Nacional do Idoso (PNI). Apresentamos um quadro comparativo de semelhanças e contradições na aplicação dessas políticas por parte da Administração Pública. A análise das políticas indica possibilidades de trabalhos comunitários e institucionais em que o idoso tenha papel de relevância na sociedade a partir de suas experiências passadas e presentes, para contribuir com a conscientização de outras gerações sobre questões ambientais. Neste sentido, a proposta é ter o idoso - partindo de sua experiência acumulada - como eixo de um trabalho ambiental, que possa oferecer às outras gerações um caminho para mudar os conceitos internalizados sobre o que é preservar o meio ambiente, constituindo-se em uma perspectiva interdisciplinar de caráter inclusivo. Trabalhar essas duas políticas públicas concomitantemente é tornar mais clara e rápida a execução de práticas primordiais para a melhora da qualidade de vida individual, da qualidade do ambiente onde vivem e da qualidade das relações interpessoais.Descargas
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Publicado
2006-12-01
Número
Sección
Part II - Articles
Cómo citar
Machado, R. F. de O., Garcia Velasco, F. de L. C., & Amim, V. (2006). O encontro da política nacional da educação ambiental com a política nacional do idoso . Saúde E Sociedade, 15(3), 162-169. https://doi.org/10.1590/S0104-12902006000300013