Problematização de temáticas de promoção da saúde do idoso a partir de uma vivência dramatúrgica
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-12902008000100015Palabras clave:
Promoção da saúde do idoso, Problematização no ensino das profissões de saúde, Teatro como estratégia pedagógicaResumen
Este artigo apresenta o relato de uma experiência de ensino-aprendizagem tendo como temática a promoção da saúde do idoso no contexto familiar, utilizando uma abordagem pedagógico-construtivista, seguindo-se uma linha problematizadora, optando-se por uma estratégia pautada na construção coletiva de um texto dramatúrgico, na sua encenação e discussão. Participaram da experiência docentes pesquisadores, técnicos e alunos de graduação estagiários do Núcleo de Atenção ao Idoso da Universidade Federal de Pernambuco, além de dirigentes, técnicos e usuários dos Centros de Convivência de Idosos mantidos pela Prefeitura de Recife. Avaliou-se a experiência como capaz de integrar os conteúdos em questão, articulando os saberes de diferentes disciplinas e profissões da saúde, além de permitir o diálogo não apenas utilizando a expressão verbal, mas também corporal das concepções trazidas pelos diversos atores envolvidos. Considera-se que uma construção teórica partilhada pelo aparelho formador e pelo aparelho utilizador de profissionais de saúde foi obtida mediante a conjugação do conhecimento acumulado sobre os conteúdos e das observações resultantes do relacionamento entre aquelas instâncias.Descargas
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Publicado
2008-03-01
Número
Sección
Part II - Report on Experience
Cómo citar
Espírito Santo, A. C. G. do, Marques, A. P. de O., Leal, M. C. C., Mota, S. K. A., & Silva, M. R. A. da. (2008). Problematização de temáticas de promoção da saúde do idoso a partir de uma vivência dramatúrgica . Saúde E Sociedade, 17(1), 165-175. https://doi.org/10.1590/S0104-12902008000100015