Extensão universitária e prática dos agentes comunitários de saúde: acolhimento e aprendizado cidadão

Autores/as

  • Carlos Roberto de Castro e Silva Universidade Federal de São Paulo
  • Pâmela Talamoni Chiaperini Universidade Federal de São Paulo
  • Maria Fernanda Petroli Frutuoso Universidade Federal de São Paulo
  • Maria Graciela Gonzalez Perez de Morell Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902014000200026

Resumen

A intervenção interdisciplinar universitária em regiões de alta vulnerabilidade da Baixada Santista, além de contribuir para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), evidencia o sofrimento enfrentado pelo agente comunitário de saúde (ACS) em seu dia a dia, advindo de solicitações dos munícipes. Estas resultantes da exclusão e violência social em que vivem acrescidas de condições de trabalho insalubres e baixa remuneração. O objetivo deste artigo é apresentar a sistematização de uma experiência de intervenção por meio de um projeto de extensão universitária, trazendo elementos que potencializem as ações dos agentes comunitários de saúde da Estratégia Saúde da Família (ESF) na Baixada Santista. Para este estudo qualitativo, foram analisados os diários de campo dos encontros semanais, a partir da percepção de professores e alunos, referentes ao período de agosto de 2010 a junho de 2011. A organização e análise dos dados tiveram como referência a Teoria Fundamentada nos dados. Os resultados indicaram a necessidade de acolhimento de experiências dos ACSs, ampliando a compreensão dos dilemas vividos por estes profissionais e consequentemente dos impasses de implementação do SUS e da ESF. Além disso, o incentivo ao processo de educação continuada baseada em uma práxis que promova os projetos de vida pessoais e profissionais dos ACSs.

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Publicado

2014-06-01

Número

Sección

Report on an Experience

Cómo citar

Silva, C. R. de C. e, Chiaperini, P. T., Frutuoso, M. F. P., & Morell, M. G. G. P. de. (2014). Extensão universitária e prática dos agentes comunitários de saúde: acolhimento e aprendizado cidadão . Saúde E Sociedade, 23(2), 677-688. https://doi.org/10.1590/S0104-12902014000200026