Representações sociais e educação terapêutica: questões teórico-práticas

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.1590/S0104-12902020190299

Mots-clés :

Psicologia, Educação Terapêutica, Representações Sociais, Diabetes, Adolescentes

Résumé

Apresentamos a contribuição da psicologia social da saúde por meio da abordagem sociorrepresentacional para refletir acerca da educação terapêutica do(a) adolescente com diabetes mellitus tipo 1. O adoecimento crônico na adolescência coloca desafios específicos para o cuidado, o olhar psicossocial permite compreender a prática de avaliação e o fortalecimento das habilidades do paciente contextualizando a educação terapêutica enquanto conjunto de relações sociossimbólicas entre os atores da situação. Essa abordagem pode servir como uma ferramenta teórico-metodológica e prática para alcançar um diagnóstico psicossocial e um planejamento de intervenção. Um programa de três pesquisas realizadas na França com adolescentes diabéticos, suas famílias e profissionais ilustra questões e desafios contemporâneos no campo da educação terapêutica, centrando sua análise nos significados que os atores mobilizam para, assim, determinar estratégias de intervenção adaptadas às tensões psicossociais que possam surgir no cuidado. Ressaltamos a importância das dinâmicas socioidentitária e ideológica advindas do contexto social e cultural de referência dos atores engajados na educação terapêutica.

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Publiée

2020-09-07

Numéro

Rubrique

Original research articles

Comment citer

Apostolidis, T., Fonte, D., Aléssio, R. L. dos S., & Santos, M. de F. de S. (2020). Representações sociais e educação terapêutica: questões teórico-práticas. Saúde E Sociedade, 29(1), e190299. https://doi.org/10.1590/S0104-12902020190299