A fiscalização sanitária de medicamentos na sociedade de risco

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.1590/S0104-12902022200853pt

Mots-clés :

Fiscalização sanitária, Risco sanitário, Medicamentos, Trabalho

Résumé

A fiscalização sanitária busca proteger a saúde da população impedindo que medicamentos abaixo do padrão, falsificados ou não registrados sejam consumidos e causem danos à saúde. Este ensaio objetiva contribuir para o debate acerca da fiscalização sanitária de medicamentos, num contexto de exposição contínua dos indivíduos a riscos que interferem no processo saúde-doença. Baseado nas reflexões sobre o risco sanitário e a sociedade de risco, associado à filosofia da vida de Canguilhem e à ergologia de Schwartz, discorre sobre a necessidade de se compreender a atividade humana e o trabalho para agir sobre o risco. Foram identificados possíveis desafios para a ação da fiscalização sanitária: (1) revisão conceitual; (2) atualização normativa; (3) desenvolvimento de mecanismos e ferramentas regulatórias; e (4) ampliação da capacidade técnica – formativa. Para enfrentá-los, considera-se um caminho promissor o envolvimento e a participação dos diversos atores nos espaços de cooperação e colaboração, bem como a construção de fórum permanente de debates ou de câmeras técnicas/setoriais. Estudos que dão visibilidade ao trabalho concreto das equipes de fiscalização sanitária e que analisam a atividade humana na relação entre o prescrito e o real podem ajudar a compreender a experiência de lidar com o risco, a adequação das normas, as necessidades de formação, entre outros.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographies de l'auteur

  • Mary Anne Fontenele Martins, Universidade de Brasília

    Universidade de Brasília. Faculdade de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Brasília, DF, Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Brasília, DF, Brasil.

  • Magda Duarte dos Anjos Scherer, Universidade de Brasília

    Universidade de Brasília. Faculdade de Ciências da Saúde. Departamento de Saúde Coletiva. Brasília, DF, Brasil. Centre de Recherche sur le Travail et le Developpement (CRDT), Conservatoire des Arts et Metiers (CNAM), Paris, França.

Téléchargements

Publiée

2022-05-13

Numéro

Rubrique

Ensaio

Comment citer

Martins, M. A. F., & Scherer, M. D. dos A. (2022). A fiscalização sanitária de medicamentos na sociedade de risco. Saúde E Sociedade, 31(2), e200220pt. https://doi.org/10.1590/S0104-12902022200853pt