“Eu não sei como eu tenho força pra vir na escola”: manifestações e implicações do bullying entre adolescentes escolares
DOI :
https://doi.org/10.1590/Mots-clés :
bullying, adolescente, violência, serviços de saúde escolar, enfermagemRésumé
Este artigo tem como objetivo compreender, pelo uso do Photovoice, as representações de bullying presentes entre adolescentes escolares do ensino médio. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com 54 adolescentes da rede pública de ensino do estado do Paraná, organizados em seis grupos focais. Os dados foram coletados mediante a técnica participativa Photovoice e submetidos à análise de conteúdo proposta por Bardin. Da análise dos dados emergiram três categorias: “Bullying estético, homofóbico e de gênero: estratégias subversivas”, “Os efeitos danosos do bullying” e “O diálogo interdisciplinar como estratégia de prevenção e combate ao bullying”. Com os resultados, foi possível evidenciar que a prática do bullying acontece a partir das dissonâncias entre agressores e vítimas, com insultos à condição de conformação corporal, orientação sexual, identidade de gênero, entre outros. Por essa razão, é preciso viabilizar ações articuladas entre educação e saúde para o diálogo e escuta a respeito do bullying na comunidade escolar, com vistas a seu enfrentamento, prevenção e proteção, almejando, sobretudo, o respeito e valorização das diferenças.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Saúde e Sociedade 2024

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .