Organizações de saúde intensivas em conhecimento: um estudo no contexto de serviços de alta complexidade
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-12902010000200020Palabras clave:
Conhecimento organizacional, Gestão em saúde, Administração hospitalarResumen
O objetivo deste estudo é identificar elementos críticos de gestão para promover a transformação de uma organização tradicional para uma organização de aprendizagem em serviços de alta complexidade em saúde. Assume-se que as organizações tradicionais são aquelas gerenciadas com ênfase na informação, e as organizações de aprendizagem são aquelas gerenciadas com ênfase no desenvolvimento de conhecimento. O conhecimento organizacional é reconhecido como um dos recursos de grande valor estratégico para a prestação de serviços de alta complexidade. A análise da gestão em serviços de saúde intensivos em conhecimento está estruturada a partir da qualificação do processo assistencial, o qual engloba as etapas de acesso, da permanência e da continuidade do tratamento. Realizou-se um estudo de caso em um hospital privado do Rio Grande do Sul, cuja estratégia de diferenciação é atuar na resolução de problemas de alta complexidade. Entre os elementos gerenciais críticos evidenciados salientam-se: que o paciente precisa ser compreendido como cliente; que o vínculo com a instituição não termina no final do atendimento hospitalar, mas somente na resolução do problema enfrentado com a doença; e que as especialidades precisam estar harmonizadas e dispostas a compartilhar conhecimento, impulsionadas por protocolos assistenciais reconhecidos por todos.Descargas
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Publicado
2010-06-01
Número
Sección
Part III - Report on an Experience
Cómo citar
Gonçalo, C. R., & Borges, M. de L. (2010). Organizações de saúde intensivas em conhecimento: um estudo no contexto de serviços de alta complexidade . Saúde E Sociedade, 19(2), 449-461. https://doi.org/10.1590/S0104-12902010000200020