O lugar da pesquisa na reorganização curricular em odontologia: desafios de origem para um debate atual

Autores

  • Luciana Ávila Maltagliati Sindicato dos Odontologistas de São Paulo; Centro de Aperfeiçoamento Profissional e Especialização
  • Paulete Goldenberg Universidade Federal de São Paulo; Escola Paulista de Medicina; Programa de Ensino em Ciências da Saúde

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902011000200015

Palavras-chave:

Pesquisa, Reforma curricular, Currículo de Odontologia

Resumo

O presente estudo tem por objeto a caracterização do lugar da pesquisa na organização curricular em instituições de ensino superior de Odontologia na cidade de São Paulo, com vistas à identificação de tendências de reformulações no contexto imediato à aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais. A partir da análise de documentos e entrevistas com os responsáveis pelos respectivos cursos, a investigação focaliza a institucionalização da pesquisa no desenvolvimento da estrutura curricular, referenciadas às perspectivas de mudanças no ensino. As instituições contemplam a instrução científica na graduação e os alunos são estimulados a se envolver em projetos de pesquisa no âmbito do programa de iniciação científica, no espaço extracurricular. Ao lado dos limites institucionais relacionados à prática da pesquisa nas instituições (públicas e privadas), estas disposições atestam movimentos de revisão curricular em atenção às recomendações legais, sem alcançar, entretanto, a estruturação de um currículo fundamentado no ensino pela pesquisa.

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Publicado

2011-06-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Maltagliati, L. Ávila, & Goldenberg, P. (2011). O lugar da pesquisa na reorganização curricular em odontologia: desafios de origem para um debate atual . Saúde E Sociedade, 20(2), 436-447. https://doi.org/10.1590/S0104-12902011000200015