Educação Física e qualidade de vida: reflexões e perspectivas
DOI :
https://doi.org/10.1590/S0104-12902012000100018Mots-clés :
Educação Física, Qualidade de Vida, Atividade Física, Exercício Físico, EsporteRésumé
O estudo da qualidade de vida dos indivíduos se tornou um tema de destaque para a sociedade contemporânea. Todavia, pesquisas envolvendo a qualidade de vida devem considerar que esse é um tema complexo, que envolve aspectos objetivos e subjetivos, condições e estilos de vida, bemcomo fatores multidimensionais. Há uma ideia amplamente difundida na sociedade de que a atividade física, o exercício físico, práticas esportivas e atividades correlatas podem ter um impacto positivo na melhoria da qualidade de vida da população. Contudo, em vários estudos esta relação é analisada sob o ponto de vista biológico, no qual são considerados apenas os indicadores de saúde. Tais práticas são objetos de estudo da área de Educação Física nas mais diversas perspectivas, como a biológica, psicológica, social e cultural. Portanto, a Educação Física deve procurar produzir conhecimentos que respeitem os preceitos científicos e procurar evidências que efetivamente esclareçam a dinâmica dessa relação. Nesse sentido, o rigor metodológico, particularmente a definição conceitual, é fundamental para que haja melhor compreensão dos resultados obtidos e quais as generalizações efetivamente prováveis. Faz-se necessário ainda identificar as possibilidades e limitações de avaliações quantitativas, qualitativas e possíveis combinações.##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
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Publiée
2012-03-01
Numéro
Rubrique
Articles
Comment citer
Santos, A. L. P. dos, & Simões, A. C. (2012). Educação Física e qualidade de vida: reflexões e perspectivas . Saúde E Sociedade, 21(1), 181-192. https://doi.org/10.1590/S0104-12902012000100018