Educação para a Saúde: discutindo uma prática pedagógica integral com jovens em situação de risco

Auteurs

  • Jamile Silva Guimarães Universidade Federal da Bahia; Instituto de Saúde Coletiva; Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
  • Isabel Maria Sampaio Oliveira Lima Universidade Católica do Salvador; Programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea

DOI :

https://doi.org/10.1590/S0104-12902012000400009

Mots-clés :

Juventude, Educação em Saúde, Metodologia de ensino-aprendizagem, Desenvolvimento humano

Résumé

Este artigo objetivou analisar os fundamentos teórico-metodológicos de uma prática educativa integral em saúde promovida por uma ONG junto a jovens em situação de risco pessoal e social. Foram realizadas entrevistas em profundidade com seis participantes, observação sistemática das atividades educativas e pesquisa documental de textos, reportagens e vídeos no blog institucional. Articulando métodos diversos, esta ação educativa promove o diálogo e uma dinâmica de problematização, trabalhando em grupos cooperativos e fortalecendo relações horizontais entre os jovens e os educadores. Os resultados apontam para a formação de uma postura reflexiva que permitiu aos jovens ressignificar tabus e mitos sobre questões de saúde e compreender melhor a si mesmos, constituindo-se como sujeito. A análise crítica da informação mostra-se essencial para que se estabeleça uma relação entre o conhecimento e seu valor para a vida, e, por conseguinte, a saúde. O sentido construído é parâmetro de escolhas e motor de ações de autocuidado. Ao criar condições para que o jovem reflita e explore conceitos e procedimentos sociais e de saúde, esta prática educativa lhe oportuniza construir uma visão sobre a saúde e o significado de ser saudável. Conclui-se que o desenvolvimento da capacidade de análise, discernimento e decisão recursa ao jovem para organizar e conduzir sua vida pessoal e coletiva, de forma mais crítica, autônoma e participativa.

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Publiée

2012-12-01

Numéro

Rubrique

Part I - Articles

Comment citer

Guimarães, J. S., & Lima, I. M. S. O. (2012). Educação para a Saúde: discutindo uma prática pedagógica integral com jovens em situação de risco. Saúde E Sociedade, 21(4), 895-908. https://doi.org/10.1590/S0104-12902012000400009