Gestão Hospitalar: identificação das práticas de aprendizagem existentes em hospitais

Autores

  • Gustavo Severo de Borba Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Francisco José Kliemann Neto Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902008000100005

Palavras-chave:

Aprendizagem organizacional, Gestão em hospitais, Gestão baseada em evidência

Resumo

A profissionalização da gestão em hospitais, a partir de diferentes práticas da administração, tem sido amplamente discutida, à luz de conceitos como gestão baseada em evidência, gestão do conhecimento e aprendizagem organizacional. Entretanto, são poucos os artigos identificando e discutindo essas práticas nas organizações de saúde. Este é o objetivo do presente artigo. Buscou-se realizar uma análise histórica da gestão em saúde no Brasil, considerando uma mudança a partir do processo de descentralização. Foi realizado o mapeamento das práticas de gestão enfatizando-se as metodologias de aprendizagem existentes no setor, a partir de pesquisas documentais. Pôde-se perceber uma mudança de modelo mental na área, passando de um enfoque linear para um enfoque sistêmico. Da mesma forma, identificou-se o processo de construção do conhecimento nessas organizações, especialmente a partir da prática médica. Constatou-se ainda que o processo de aprendizagem enfatiza a aprendizagem individual e não a aprendizagem organizacional.

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Publicado

2008-03-01

Edição

Seção

Parte I - Artigos

Como Citar

Borba, G. S. de, & Kliemann Neto, F. J. (2008). Gestão Hospitalar: identificação das práticas de aprendizagem existentes em hospitais . Saúde E Sociedade, 17(1), 44-60. https://doi.org/10.1590/S0104-12902008000100005