PET-Saúde Interprofissionalidade e a disponibilidade dos estudantes para a aprendizagem interprofissional
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-12902023220878ptPalavras-chave:
Formação Em Saúde, Educação Superior, Educação Interprofissional, Práticas Colaborativas, Integração Ensino-Serviço-ComunidadeResumo
A interprofissionalidade foi tema central do nono edital do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde. O objetivo deste estudo foi descrever a disponibilidade dos estudantes que participaram do programa para a aprendizagem interprofissional. A pesquisa, de abordagem quantitativa e de perspectiva descritivo-exploratória, coletou dados através da readiness for interprofessional learning scale, adaptada para o português do Brasil. Os resultados indicam que há disponibilidade para o trabalho em equipe e a colaboração. Também foram encontrados percentuais significativos relacionados à identidade profissional, o que indica disponibilidade para a aprendizagem interprofissional, embora aspectos relacionados à competição tenham aparecido através de percentuais menores de concordância em relação à aprendizagem compartilhada e interdependência das práticas profissionais. Para a atenção centrada no usuário também foram encontrados resultados que indicam boa disponibilidade entre os participantes; porém, aspectos relacionados à colaboração do usuário na produção dos serviços de saúde ainda expressam a tendência de uma lógica centrada nos profissionais. Conclui-se que há disponibilidade positiva para a educação interprofissional, que precisa ser cada vez mais estimulada nas políticas e estratégias de reformas curriculares.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Saúde e Sociedade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.