Educação popular em Saúde Mental: relato de uma experiência
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-12902010000200021Palavras-chave:
Saúde Mental, Educação popular, Reforma psiquiátricaResumo
Este artigo tem o objetivo de relatar uma experiência de educação popular em Saúde Mental, no contexto do movimento de Reforma Psiquiátrica, realizada no bairro de Pernambués, território do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas, localizado no município de Salvador-BA e campo de prática dos residentes do Núcleo de Saúde Mental da Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Tal estratégia foi viabilizada através da realização de fóruns comunitários envolvendo vários atores sociais. Adotou-se neste trabalho a metodologia da sistematização da experiência proposta por Holliday, utilizando-se, para tanto, de registros de observações em diários de campo. Ao dar voz e vez a cada participante/falante, numa relação de valorização de saber e poder, a estratégia da educação popular permitiu que os sujeitos envolvidos no processo se organizassem politicamente e participassem da construção coletiva de novos saberes e práticas no campo da Saúde Mental, condizentes com a valorização da vida em sua multiplicidade.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2010-06-01
Edição
Seção
Parte III - Relato de Experiência
Como Citar
Carneiro, A. da C., Oliveira, A. C. M., Santos, M. M. de S., Alves, M. dos S., Casais, N. de A., & Santos, A. da S. (2010). Educação popular em Saúde Mental: relato de uma experiência . Saúde E Sociedade, 19(2), 462-474. https://doi.org/10.1590/S0104-12902010000200021