A influência da estruturação da mensagem em comportamentos relacionados à saúde: um teste experimental

Auteurs

  • Verônica Feder Mayer Universidade Federal Fluminense
  • Marcos Gonçalves Avila UFRJ; Instituto Coppead de Administração

DOI :

https://doi.org/10.1590/S0104-12902010000300019

Mots-clés :

Teoria dos prospectos, Efeito framing, Mensagens em saúde, Estresse

Résumé

Este estudo realizou um teste experimental envolvendo o efeito framing. Segundo a Teoria dos Prospectos, o efeito framing é a possibilidade de influenciar a decisão de um indivíduo sem distorcer a informação ou suprimi-la por meio de mudanças sutis na estruturação do problema. Foi testada a hipótese de que um folheto enfatizando as consequências negativas de não se prevenir contra o estresse seria mais persuasivo do que um folheto que enfatizasse as consequências positivas de se prevenir. Estudos anteriores, que examinaram o efeito framing na estruturação de mensagens persuasivas, produziram resultados variados. Esta pesquisa explorou as explicações teóricas para os resultados obtidos em campanhas relacionadas à saúde. Estudantes brasileiros de programas de pós-graduação foram expostos a um folheto estruturado negativamente, a um folheto estruturado positivamente ou a um folheto simplesmente informativo sobre o estresse. Atitudes em relação às recomendações para prevenir-se contra estresse e as intenções de segui-las foram medidas. Os resultados obtidos indicam maior persuasão do framing negativo.

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Publiée

2010-09-01

Numéro

Rubrique

Part I - Articles

Comment citer

Mayer, V. F., & Avila, M. G. (2010). A influência da estruturação da mensagem em comportamentos relacionados à saúde: um teste experimental . Saúde E Sociedade, 19(3), 685-697. https://doi.org/10.1590/S0104-12902010000300019