QualiAB: desenvolvimento e validação de uma metodologia de avaliação de serviços de atenção básica

Autores/as

  • Elen Rose Lodeiro Castanheira Unesp; Faculdade de Medicina de Botucatu
  • Maria Ines Battistella Nemes USP; Faculdade de Medicina; Departamento de Medicina Preventiva
  • Margareth Aparecida Santini de Almeida Unesp; Faculdade de Medicina de Botucatu
  • Rodolfo Franco Puttini Unesp; Faculdade de Medicina de Botucatu; Departamento de Saúde Pública
  • Ivete Dalben Soares Unesp; Faculdade de Medicina de Botucatu
  • Karina Pavão Patrício Unesp; Faculdade de Medicina de Botucatu; Departamento de Saúde Pública
  • Mariana Arantes Nasser USP; Faculdade de Medicina; Departamento de Medicina Preventiva
  • Dinair Ferreira Machado Unesp; Faculdade de Medicina de Botucatu; Departamento de Saúde Pública
  • Antonio Luís Caldas Junior Unesp; Faculdade de Medicina de Botucatu; Departamento de Saúde Pública
  • Roseli d'Avilla Vasconcelos Unesp; Faculdade de Medicina de Botucatu; Departamento de Saúde Pública
  • Stella Brasil Pissato Unesp; Faculdade de Medicina de Botucatu
  • Josiane Fernandes Lozigia Carrapato Unesp; Faculdade de Medicina de Botucatu
  • Sabrina Sinabucro Kanesiro Bizelli Unesp; Faculdade de Medicina de Botucatu; Departamento de Saúde Pública

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902011000400011

Palabras clave:

Avaliação em saúde, Atenção básica, Atenção primária à saúde, Gestão em saúde, Sistemas de saúde, Metodologia

Resumen

Este artigo apresenta o desenvolvimento, validação e utilização de uma metodologia de avaliação da qualidade dos serviços de atenção primária do Sistema Único de Saúde (SUS), o Questionário de Avaliação da Qualidade de Serviços de Atenção Básica (QualiAB). Destina-se aos serviços de atenção básica, organizados segundo diferentes modelos de atenção, incluindo a Saúde da Família. Contém 50 indicadores sobre oferta e organização do trabalho assistencial e programático e 15 sobre gerenciamento, na forma de questões de múltipla escolha, autorespondidas via web pela equipe local do serviço. Confere a cada resposta valor zero, um ou dois; a média geral atribui ao serviço um grau de qualidade expresso pela distância do melhor padrão correspondente à média dois. Foi construído por processo de consenso interativo, que incluiu metodologias qualitativas, teste-piloto, aplicação em 127 serviços, validação de construto e confiabilidade. Respondido, em 2007, por 598 (92%) dos serviços de 115 municípios paulistas, mostrou bom poder para discriminar níveis de qualidade. Adotado em 2010 como parte de um programa de apoio à Atenção Básica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, foi respondido por 95% (2.735) dos serviços de 586 municípios (90,8% do Estado). Os resultados foram encaminhados aos municípios. O QualiAB fornece uma avaliação válida, simples e com a possibilidade de retorno imediato para gerentes e profissionais. Mostrou factibilidade, aceitabilidade, bom poder de discriminação e utilidade para auxiliar a gestão da rede de atenção básica do SUS em São Paulo. A experiência indica aplicabilidade nas redes de atenção básica do Brasil.

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Publicado

2011-01-01

Número

Sección

Part I - Primary Health Care in State of São Paulo

Cómo citar

Castanheira, E. R. L., Nemes, M. I. B., Almeida, M. A. S. de, Puttini, R. F., Soares, I. D., Patrício, K. P., Nasser, M. A., Machado, D. F., Caldas Junior, A. L., Vasconcelos, R. d'Avilla, Pissato, S. B., Carrapato, J. F. L., & Bizelli, S. S. K. (2011). QualiAB: desenvolvimento e validação de uma metodologia de avaliação de serviços de atenção básica . Saúde E Sociedade, 20(4), 935-947. https://doi.org/10.1590/S0104-12902011000400011