Pediatria: medicina para crianças?

Autores

  • Carlos Roberto Soares Freire de Rivorêdo Unicamp; Faculdade de Ciências Médicas; Departamento de Pediatria; Área de Pediatria Social

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12901998000200004

Palavras-chave:

prática médica, prática pediátrica, epistemologia

Resumo

O autor revê, em uma trajetória histórica, hipóteses formuladas sobre a existência de um campo do conhecimento médico - a Pediatria. Identifica um caminho que apenas foi possível mediante mudanças no estatuto social sobre as crianças e o papel que elas exercem na sociedade contemporânea. Fixando uma periodização a partir do século XVII e XVIII, constata uma sucessão de eventos históricos que culminaram com o surgimento de um interesse científico sobre as crianças e seu corpo para, ao fim, tornar ambos prisioneiros de procedimentos atrelados à mentalidade clinica. Por sua vez, presa ao paradigma eclético do conhecimento referido ao processo, saúde e doença, como assinala QUEVEDO (1989). As conseqüências para as crianças e para as práticas sociais, entre elas a prática médica, estão expostas de forma a contribuir com elementos para futuros estudos sobre o campo teórico e o aperfeiçoamento da medicina para as crianças.

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Publicado

1998-12-01

Edição

Seção

Artigos de pesquisa original

Como Citar

Rivorêdo, C. R. S. F. de. (1998). Pediatria: medicina para crianças? . Saúde E Sociedade, 7(2), 33-46. https://doi.org/10.1590/S0104-12901998000200004