Pediatria: medicina para crianças?
DOI:
https://doi.org/10.1590/S0104-12901998000200004Palavras-chave:
prática médica, prática pediátrica, epistemologiaResumo
O autor revê, em uma trajetória histórica, hipóteses formuladas sobre a existência de um campo do conhecimento médico - a Pediatria. Identifica um caminho que apenas foi possível mediante mudanças no estatuto social sobre as crianças e o papel que elas exercem na sociedade contemporânea. Fixando uma periodização a partir do século XVII e XVIII, constata uma sucessão de eventos históricos que culminaram com o surgimento de um interesse científico sobre as crianças e seu corpo para, ao fim, tornar ambos prisioneiros de procedimentos atrelados à mentalidade clinica. Por sua vez, presa ao paradigma eclético do conhecimento referido ao processo, saúde e doença, como assinala QUEVEDO (1989). As conseqüências para as crianças e para as práticas sociais, entre elas a prática médica, estão expostas de forma a contribuir com elementos para futuros estudos sobre o campo teórico e o aperfeiçoamento da medicina para as crianças.Downloads
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Publicado
1998-12-01
Edição
Seção
Artigos de pesquisa original
Como Citar
Rivorêdo, C. R. S. F. de. (1998). Pediatria: medicina para crianças? . Saúde E Sociedade, 7(2), 33-46. https://doi.org/10.1590/S0104-12901998000200004