A dimensão ética na educação para a saúde

Autores

  • Patrick Paul Universidade François Rabelais

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-12902005000100006

Palavras-chave:

Saúde, Epistemologia da Saúde, Educação para a saúde, Filosofia da Saúde, Saúde Global, A Saúde como autenticidade

Resumo

A ética, como julgamento de apreciação das condutas positivas e negativas, tanto no que diz respeito ao usuário como ao profissional, coloca de início a problemática do desejo e do conhecimento. A educação para a saúde, através dos três modelos classicamente referidos da saúde positiva, da saúde negativa e da saúde global, vai interrogar de variadas maneiras o posicionamento ético em função dos pontos de vista diferentes fortemente ligados às representações sociais. Além disso, o questionamento ético da saúde inscreve-se também naquele, mais largo, da filosofia da educação entre praxis e poïesis. Mas ele impõe também a aceitação do acidente como imperativo que valoriza o erro, com a introdução da complexidade vindo quebrar o dogma das certezas. Reunir as diferentes facetas da saúde e de sua educação sugere então, finalmente, que tomar cuidado é viver o mais autenticamente possível, com o educar para a saúde significando formar e formar-se para a autenticidade.

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Publicado

2005-04-01

Edição

Seção

Artigos de pesquisa original

Como Citar

Paul, P. (2005). A dimensão ética na educação para a saúde . Saúde E Sociedade, 14(1), 30-40. https://doi.org/10.1590/S0104-12902005000100006