Contribuição para o estudo do ângulo aurículo-nasal em descendentes de japoneses e leucodermas. A importância médico-legal

Autores

  • Iris Noboru Nagano Universidade de São Paulo
  • Daniel Romero Muñoz Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v3i1/2p11-17

Palavras-chave:

Antropologia, Antropometria/métodos, Medicina Legal, Grupos Étnicos/estatística & dados numéricos.

Resumo

Os autores analisaram o ângulo aurículo-nasal em 283 estudantes adultos de ambos os sexos, leucodermas e descendentes de japoneses, para verificar seu poder discriminante na caracterização desses grupos populacionais e do sexo. Concluíram, após análises estatísticas, que pela técnica preconizada é possível diferenciar xantodermas de leucodermas e que, embora ela não permita a distinção sexual, pode ser um importante subsídio para a determinação da cor da pele em casos de identificação médico-legal.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Iris Noboru Nagano, Universidade de São Paulo
    Auxiliar de ensino do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
  • Daniel Romero Muñoz, Universidade de São Paulo
    Professor Doutor do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Responsável pelo setor de Antropologia do Instituto Médico-Legal de São Paulo. Laboratório de Investigação Médica - LIM.

Downloads

Publicado

2017-06-23

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Contribuição para o estudo do ângulo aurículo-nasal em descendentes de japoneses e leucodermas. A importância médico-legal. (2017). Saúde Ética & Justiça , 3(1/2), 11-17. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v3i1/2p11-17