Epidemiologia do suicídio no Brasil entre os anos de 2000 e 2010

Autores

  • Magid Calixto Filho Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
  • Talita Zerbini Instituto Médico Legal do Estado de São Paulo; Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v21i2p45-51

Palavras-chave:

Brasil, Incidência, Suicídio.

Resumo

A incidência do suicídio está aumentando no Brasil e no mundo como um todo, configurando um importante problema de saúde pública. Esta pesquisa teve como objetivo estudar os meios mais comuns para o suicídio por meio de uma análise detalhada sobre a epidemiologia do suicídio no Brasil entre os anos de 2000 a 2010. Também foram analisa­das as regiões brasileiras de maior incidência, o sexo e a idade mais frequentes dos que cometem ato suicida. Além disso, buscou-se estabelecer associações que pudessem justificar o maior ou menor índice de suicídio em relação a cada variável escolhida. O estudo epidemiológico foi baseado na análise de artigos publicados no período definido para este trabalho. Além disso, foram utilizados manuais elaborados pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial de Saúde. Conclui­-se que a prevalência é maior em homens do que em mulheres, sendo as regiões Sul e Centro-Oeste as de maior incidência. Predomina um desfecho letal por lesões autoprovocadas, principalmente, pelo enforcamento. Além disso, esse quadro, que antes acometia em maior incidência a população idosa, hoje vem intensificando-se em jovens. Nesse contexto, pode-se perceber a necessidade de enfrentar esse importante problema de ordem sócio-econômico-cultural com estratégias de ras­treamento, conduta e tratamento eficazes, na tentativa de diminuir a incidência e os números absolutos do suicídio no Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Magid Calixto Filho, Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
    Especialização em Medicina Legal e Perícias Médicas pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
  • Talita Zerbini, Instituto Médico Legal do Estado de São Paulo; Universidade de São Paulo

    Médica legista do Instituto Médico Legal do Estado de São Paulo. Doutora em Ciências pela Faculdade de Medicina da
    Universidade de São Paulo.

     

Referências

Downloads

Publicado

2016-12-19

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

1.
Calixto Filho M, Zerbini T. Epidemiologia do suicídio no Brasil entre os anos de 2000 e 2010. Saúde ética justiça [Internet]. 19º de dezembro de 2016 [citado 6º de fevereiro de 2026];21(2):45-51. Disponível em: https://revistas.usp.br/sej/article/view/134006