Uma reflexão ética sobre o erro médico e a responsabilidade profissional
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v5i1-2p12-16Palavras-chave:
Erros médicos/tendências. Responsabilidade legal. Ética médica. Ética profissional.Resumo
O autor analisa a responsabilidade profissional do médico no exercécio da profissão. Chama a atenção, entre outras coisas, para a relevância da autonomia de vontade - correspondente à espontaneidade da ação; para a não transferência da responsabilidade moral - colocando-o como agente único de seus próprios atos. Finalizando, caracteriza de maneira pertinente o chamado “erro médico”, concluindo então a sua reflexão.
Downloads
Downloads
Publicado
2002-11-07
Edição
Seção
Artigo
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Como Citar
1.
SOARES HC, ALMEIDA M de. Uma reflexão ética sobre o erro médico e a responsabilidade profissional. Saúde ética justiça [Internet]. 7º de novembro de 2002 [citado 27º de março de 2025];5(1-2):12-6. Disponível em: https://revistas.usp.br/sej/article/view/41823