Diagnóstico diferencial das mortes por asfixia
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v10i1-2p19-25Palavras-chave:
Asfixia/classificação. Anoxia. Diagnóstico diferencial. Gases asfixiantes. Causa da morte.Resumo
As mortes por asfixia podem ser causadas por enforcamento, estrangulamento, esganadura, afogamento, sufocação, soterramento ou exposição a atmosferas deficientes em oxigênio. O presente trabalho visa fazer uma revisão dos principais achados perinecroscópicos, necroscópicos, bioquímicos e toxicológicos verificados em casos de morte por asfixia, ressaltando os parâmetros que podem auxiliar no diagnóstico diferencial destes tipos de mortes. Entre os elementos individualizadores dos tipos de asfixia estão lesões cutâneas no pescoço da vítima, nos casos de enforcamento, estrangulamento e esganadura; ferimentos no nariz e boca na sufocação por oclusão dos orifícios respiratórios; fraturas nas costelas, nos casos de sufocação por compressão torácica; corpos estranhos obstruindo as vias respiratórias, nas asfixias aspirativas ou por soterramento; e presença de gases suspeitos nas amostras de sangue e tecidos coletadas do cadáver, somada à atmosfera local compatível, quando o ar é deslocado por gases inertes.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.