A Psicanálise no encontro com outras práticas institucionais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v11i1-2p36-44Palavras-chave:
Psicanálise/tendências. Psicanálise/legislação & jurisprudência.Resumo
Neste artigo, busca-se pensar a Psicanálise fora do contexto habitual da clínica, nas ocasiões em que é chamada a colaborar com as práticas do Direito. Constitui-se, aí, um terreno institucional híbrido, em que a função da escuta analítica se articula à função normativa jurídica. Tal situação implica a tomada do dispositivo psicanalítico em novas condições, sendo necessário redefinir os conceitos de transferência e sintoma com os quais se opera.
Downloads
Downloads
Publicado
2006-11-07
Edição
Seção
Artigo
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Como Citar
1.
Caffé M. A Psicanálise no encontro com outras práticas institucionais. Saúde ética justiça [Internet]. 7º de novembro de 2006 [citado 30º de março de 2025];11(1-2):36-44. Disponível em: https://revistas.usp.br/sej/article/view/43970