Pontos positivos e negativos observados em uma experiência prática com pares educativos em prevenção de aids numa escola secundária em São Paulo, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v13i2p51-59Palavras-chave:
Adolescentes. Ensino fundamental e médio. Síndrome da imunodeficiência adquirida/prevenção & controle. Prevenção de doenças. Saúde escolar.Resumo
Pares educativos são uma importante ferramenta educativa utilizada internacionalmente com boas avaliações na eficácia. O presente estudo tem por objetivo avaliar o processo de implantação de pares educativos como programa de prevenção em uma escola modelo da periferia de São Paulo, com alunos de ensino médio, no período de 2003 a 2004. O trabalho foi aplicado em fases: identificação dos principais problemas frente à epidemia HIV/aids naquela escola, elaboração e aplicação de um questionário em 115 alunos e realização de quatro oficinas de sexo seguro. Na implantação desse processo foram destacados os principais pontos positivos e negativos. Como pontos positivos destacaram-se: elaboração do questionário, aceitação de materiais didáticos utilizados nas oficinas. Como pontos negativos destacaram-se: resistência da escola impondo limites no processo; obstrução na inserção do problema principal desta escola no questionário, indicação dos pares educativos e falta de tempo dos funcionários.
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