Eutanásia e sua relação com casos terminais, doenças incuráveis, estados neurovegetativos, estados sequelares graves ou de sofrimento intenso e irreversível e morte encefálica

Autores

  • Sergio Domingos Pittelli Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP.
  • Reinaldo Ayer de Oliveira Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP e Conselho Regional de Medicina de São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v14i1p32-39

Palavras-chave:

Eutanásia. Estado vegetativo persistente. Morte encefálica. Ortotanásia. Casos Terminais.

Resumo

Os autores traçam considerações a respeito dos conceitos de terminalidade, eutanásia e ortotanásia referindo-os aos vários estados clínicos relacionados às situações limítrofes da vida, apontando e dirimindo equívocos manifestados nos meios de comunicações e por formadores de opinião. Discutem a Resolução CFM 1805/2006 e o Código de Ética Médica (Resolução 1931/2009) demonstrando a relação dos respectivos conteú-dos normativos com os conceitos em apreço.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sergio Domingos Pittelli, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP.
    Médico e advogado. Doutor em Ciências pelo Departamento de Fisiopatologia Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP.
  • Reinaldo Ayer de Oliveira, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP e Conselho Regional de Medicina de São Paulo.
    Docente do Departamento de Medicina Legal, Ética Médica e Medicina Social e do Trabalho da Faculdade de
    Medicina da Universidade de São Paulo FM/USP e coordenador da Câmara Técnica de Bioética do Conselho Regional de Medicina de São Paulo.

Downloads

Publicado

2009-06-07

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Eutanásia e sua relação com casos terminais, doenças incuráveis, estados neurovegetativos, estados sequelares graves ou de sofrimento intenso e irreversível e morte encefálica. (2009). Saúde Ética & Justiça , 14(1), 32-39. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v14i1p32-39