Análise morfológica de remanescentes dentais de uma ossada humana encontrados em sambaqui no arquipélago de Ilhabela, litoral norte do Estado de São Paulo, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-2770.v15i2p75-79Palavras-chave:
Antropologia forense, Arqueologia, Dente/anatomia & histologia, Odontologia legal.Resumo
A avaliação bioantropológica em remanescentes de tecidos duros pode colaborar na identificação das
características físicas dos indivíduos. Os dentes, estrutura dura que também se caracteriza por ser resistente à degradação, são importantes na identificação de corpos que passaram por grandes modificações. O objetivo deste estudo é analisar os remanescentes dentais de uma ossada humana datada de 1920 ± 40 anos AP localizados em sambaqui, no Arquipélago de Ilhabela – SP, Brasil, como fonte de análise anatômica para fins científicos. Os remanescentes dentais foram classificados segundo a notação dental e os autores concluíram que, mesmo com o passar do tempo, os dentes mantém características anatômicas marcantes, podendo ser de grande utilidade na identificação do indivíduo morto.
Downloads
Downloads
Publicado
2010-12-07
Edição
Seção
Artigo
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Como Citar
1.
Palinkas M, Semprini M, Francisco RA, Simões CB, Guimarães MA, Silva RHA da. Análise morfológica de remanescentes dentais de uma ossada humana encontrados em sambaqui no arquipélago de Ilhabela, litoral norte do Estado de São Paulo, Brasil. Saúde ética justiça [Internet]. 7º de dezembro de 2010 [citado 20º de fevereiro de 2025];15(2):75-9. Disponível em: https://revistas.usp.br/sej/article/view/45769