Chamada para Dossiê Maurício Lissovsky

2023-06-07

Maurício Lissovsky: a atualidade das imagens visuais nas experiências do contemporâneo

Dentre as muitas questões formuladas por Maurício Lissovsky em sua investigação sobre a produção das imagens, uma que participou do cotidiano de seus estudos indagava: "como as imagens estão vendo o nosso tempo presente?" Historiador de formação e com um profundo conhecimento no campo da fotografia – seus objetos e dispositivos –, Lissovsky se ocupou dos atravessamentos históricos que se manifestam na tessitura das imagens e mobilizam leituras com deslocamentos de tempos e espaços.

O legado desses estudos marca sua contribuição para as áreas da Comunicação, da História, da Estética, dentre outras, e se tornou fundamental para o aprimoramento das relações mediadoras observadas entre o fazer fotográfico, em seu gesto e sua fatura, e o fazer político

Significação - Revista de Cultura Audiovisual abriu seu espaço para abrigar um Dossiê sobre o pensamento, as leituras, as contribuições de Maurício Lissovsky a todas as mediações comunicacionais, estéticas, políticas, pedagógicas e outras sem as quais a força cultural das imagens não teria tamanha relevância na configuração político-social. Convidamos os pesquisadores para dialogar com Maurício Lissovsky, com suas ideias e a vivacidade de seu pensamento e sua prática de análise crítica das imagens em convívio com temporalidades.

Em que medida a instigante premissa de seu pensamento sobre a fotografia – “A atualidade das imagens não se perde jamais”, costumava dizer, “porque elas são reavivadas pela experiência do contemporâneo” – se estende, igualmente, à revivescência de seu pensamento sobre a fatura dos gestos fotográficos? Quais as leituras que podem florescer de um exercício dialógico com seus estudos? Eis uma proposta para os diálogos que esperamos inconclusos.   

Andréa França

Cristina Teixeira

Irene Machado

Juliana Gutmann

Roberta Veiga

 

Contribuições poderão ser enviadas até 08 de janeiro de 2024.