A cultura ciberpunk e derivações queer em vídeos musicais brasileiros

Autores

  • André Filipe Cecília Malhado Universidade Nova de Lisboa. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2023.196661

Palavras-chave:

ciberpunk queer, maximalismo, desvio, excesso audiovisual, som fantasmagórico do prazer

Resumo

Neste artigo, discute-se a relação entre a música queer e o ciberpunk, habitualmente heteronormativo, patente em vídeos musicais do século XXI. Através de cluster de dez casos, interroga-se que estratégias audiovisuais, e seus temas, são explorados no repertório; porque se adotam códigos marcados por sons e imagens capazes de discriminar os corpos com base na tecnologia; o que representam e quais as suas implicações políticas. Através de uma análise qualitativa do som, imagem e texto, conclui-se que os problemas e valências da exploração ciberpunk do capitalismo e desvio são negociados pelas práticas queer, criando afetos e efeitos que politizam a arte audiovisual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • André Filipe Cecília Malhado, Universidade Nova de Lisboa. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
    Musicólogo, produtor musical e comentador cultural, é atualmente doutorando em Ciências Musicais Históricas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com uma bolsa de investigação financiada pela FCT (SFRH/BD/145674/2019). Entre os prémios alcançados, constam o de melhor licenciado (2018), mestre (2020) e uma bolsa de estudo por mérito a estudantes de instituições do ensino superior (2019) atribuída pela Direção-Geral do Ensino Superior. É investigador integrado no CESEM e IN2PAST.

Referências

BAUMAN, Z. Liquid Modernity. Cambridge: Polity, 2000.

CAVALCANTI, G. “Gênero, militância LGBT e musicologia queer no Brasil”. Música em Foco, v. 1, n. 1, 2018, p. 6-10.

CHION, M. Audio-vision: Sound on Screen. New York: Columbia University Press, 1994.

CHU, S.-Y. Do Metaphors Dream of Literal Sheep? A Science-Fictional Theory of Representation. Cambridge: Harvard University Press, 2010.

CLENDINNING, J. P. “Electronically Modified Voices as Expressing the (Post)Human Condition in Daft Punk’s Random Access Memories (2013)”. In. SCOTTO, C, SMITH, K., e BRACKETT, J. (eds.). The Routledge Companion to Popular Music Analysis: Expanding Approaches. New York: Routledge, 2019, p. 159-176.

DENORA, T. Music-in-Action: Selected Essays in Sonic Ecology. London and New York: Routledge, 2011.

DEVITT, R. “Girl on Girl: Fat Femmes, Bio-Queens, and Redifining Drag”. In. WHITELEY, S., e RYCENGA, J. (eds.). Queering the Popular Pitch. New York: Routledge, 2013, p. 27-39.

FOUCAULT, M. The Archaeology of Knowledge. London and New York: Routledge, 2002.

FRITH, S. Performing Rites: On the Value of Popular Music. Cambridge: Harvard University Press, 1998.

GRAY, C. H. “Veillance Society”. In. MCFARLANE, A., MURPHY, G. J., e SCHMEINK, L. (eds). The Routledge Companion to Cyberpunk Culture. New York: Routledge, 2020, p. 362-372.

HARAWAY, D. Simians, Cyborgs, and Women. New York: Routledge, 1991.

HARAWAY, D. When Species Meet. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2008.

HAWKINS, S. “On Male Queering In Mainstream Pop”. In. WHITELEY, S., e RYCENGA, J. (eds.). Queering the Popular Pitch. New York: Routledge, 2006, p. 279-294.

HAWKINS, S. “Temporal Turntables: On Temporality and Corporeality in Dance Culture”. In BAUR, S., KNAPP, R., e WARWICK, J. (eds.). Musicological Identities: Essays in Honor of Susan McClary. London and New York: Routledge, 2017, p. 121-134.

KAHN, D. Noise, Water, Heat: A History of Sound in the Arts. Cambridge: The MIT Press, 1999.

KORSGAARD, M. B. Music Video After MTV: Audiovisual Studies, New Media, and Popular Music. New York: Routledge, 2017.

LACASSE, S. “Toward a Model of Transphonography”. In BURNS, L., e LACASSE, S. (eds.). The Pop Palimpsest: Intertextuality in Recorded Popular Music. Michigan: Michigan University Press, 2018, p. 9-60.

LESSIG, L. Remix: Making Art and Commerce Thrive in the Hybrid Economy. London: Bloomsbury, 2008.

LIEB, K. J. Gender, Branding, and the Modern Music Industry. New York and London: Routledge, 2018.

AUTOR. “A música na construção de práticas representacionais e estereotipadas do pós-humano em audiovisuais.” In. OLIVEIRA, A. B. de, PEREIRA, A. C., TAUNAY, A., ROSA, L., e ARAÚJO, N. (eds.). Cinema e outras artes IV: diálogos e inquietudes artísticas. Covilhã: Labcom, 2021, p. 165-190.

MCCLARY, S. Feminine Endings: Music, Gender, and Sexuality. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2002.

MCLEOD, K. “Space oddities: aliens, futurism and meaning in popular music”. Popular Music, 22, 3, 2003, p. 337-355.

MELZER, P. Alien Constructions: Science Fiction and Feminist Thought. Austin: University of Texas, 2006.

MELZER, P. “Cyborg Feminism”. In. MCFARLANE, A., MURPHY, G. J., e SCHMEINK, L. (eds). The Routledge Companion to Cyberpunk Culture. New York: Routledge, 2020, p. 291-299.

PEARSON, W. G. “Queer Theory”. In. MCFARLANE, A., MURPHY, G. J., e SCHMEINK, L. (eds). The Routledge Companion to Cyberpunk Culture. New York: Routledge, 2020, p. 300-307.

RAILTON, D, e Watson, P. Music Video and the Politics of Representation. Edinburgh: Edinburgh University Press, 2011.

RAMBARRAN, S. Virtual Music: Sound, Music, and Image in the Digital Era. New York: Bloomsbury Academic, 2021.

REICH, E. “The Gift of Black Sonics: Interface and Ontology in Sorry to Bother You and Random Acts of Flyness”. In. VERNALLIS, C., ROGERS, H., HARA, S., e LEAL, J. (eds.). Cybermedia: Explorations in Science, Sound, and Vision. New York: Bloomsbury Academic, 2022, p. 283-310.

REYNOLDS, S. Retromania: Pop Culture’s Addiction to Its Own Past. New York: Faber and Faber Inc, 2011.

SLEE, S. M. ”Moving the Music: Dance, Action, and Embodied Identity”. In. ARNOLD, G., FAIRCLOUGH, K., MICHAEL, G., e COOKNEY, D. (eds.). Music/Video: Histories, Aesthetics, Media. London: Bloomsbury, 2019, p. 147-162.

THWEATT-BATES, T. Cyborg Selves: A Theological Anthropology of the Posthuman. Farnham: Ashgate, 2012.

SOARES, D. S., e, Diniz, J. K. O. “VISIBILIDADE SOCIAL POR MEIO DA INFLUÊNCIA MUSICAL DE LINIKER, PABLLO VITTAR, GLORIA GROOVE E TRIZ.” DI@LOGUS, 9 (3), 2020, p. 21-36.

WASSER, N. “Forjando arquivos LGBT através da música popular”. In. 32a Reunião Brasileira de Antropologia, 2020. Disponível em: https://docplayer.com.br/212552621-Forjando-arquivos-lgbt-atraves-da-musica-popular-nicolas-wasser-pagu-unicamp.html. Acesso em: 10 abr. 2022.

WHITELEY, S. “Introduction”. In. Sexing the Groove: Popular Music and Gender. New York: Routledge, 1997, p. 15-40.

WHITELEY, S. “Popular Music and the Dynamics of Desire”. In. WHITELEY, S., e RYCENGA, J. (eds). Queering the Popular Pitch. New York: Routledge, 2006, p. 249-262.

Videografia

Império. Músico: Gloria Groove. Brasil, 4m08. https://www.youtube.com/watch?v=eYU-oXjIlus. Último acesso 11/04/2022.

Yoyo. Músicos: Glória Groove e Iza. Brasil, 3m11. https://www.youtube.com/watch?v=GKfMYbbWEJY. Último acesso 11/04/2022.

Bonekinha. Músico: Glória Groove. Brasil, 2m51. https://www.youtube.com/watch?v=EhjIxhpGxDc. Último acesso 11/04/2022.

Buzina. Músico: Pabllo Vittar. Brasil, 2m59. https://www.youtube.com/watch?v=J6UBEhPVf1w. Último acesso 11/04/2022.

Number One. Músicos: Pabllo Vittar e Rennan da Penha. Brasil, 3m16. https://www.youtube.com/watch?v=j2h8hchsl5Q. Último acesso 11/04/2022.

Frequente(mente). Músicos: Chamaleo e Pabllo Vittar. Brasil, 3m48. https://www.youtube.com/watch?v=j_iegFnf4Ek. Último acesso 11/04/2022.

Sentadinha Macia. Músico: Lia Clark. Brasil, 2m58. https://www.youtube.com/watch?v=NNLC0ApF2A0. Último acesso 11/04/2022.

Tomecurtindo. Músicos: Lia Clark e Pabllo Vittar. Brasil, 3m13. https://www.youtube.com/watch?v=gXhL0sSIVB8. Último acesso 11/04/2022.

Bixa Preta Parte2. Músicos: Linn da Quebrada e Jup do Bairro. Brasil, 5m13. https://www.youtube.com/watch?v=WJOe3UqPGSQ. Último acesso 11/04/2022.

Modo Turbo. Músicos: Luísa Sonza, Pabllo Vitar e Anitta. Brasil, 2m54. https://www.youtube.com/watch?v=QcS9ZndErHc. Último acesso 11/04/2022.

Downloads

Publicado

2023-10-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A cultura ciberpunk e derivações queer em vídeos musicais brasileiros. (2023). Significação: Revista De Cultura Audiovisual, 50, 1-19. https://doi.org/10.11606/issn.2316-7114.sig.2023.196661